António Maria de Ornelas Mendes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

António Maria de Ornelas Mendes

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PSS/AMOM

Tipo de título

Atribuído

Título

António Maria de Ornelas Mendes

Dimensão e suporte

151 fichas de leitura manuscritas, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Mendes, António Maria de Ornelas.

História administrativa/biográfica/familiar

Sobre o autor, António Ornelas Mendes, escreveu Ricardo M. Madruga da Costa, no texto de apresentação da obra (2009) FORJAZ, Jorge e MENDES, António Ornelas. Genealogias das quatro ilhas. Faial, Pico, Flores, Corvo. 4 volumes. DisLivro Histórica (co-editor Núcleo Cultural da Horta): “Ambos historiadores por formação, na genealogia e na heráldica encontraram campo privilegiado de investigação cujos resultados são bem conhecidos.” In Boletim Cultural da Horta, n.º 19. [em linha]. Horta: Núcleo Cultural da Horta. 2009. [consult. 2016-08-05]. Disponível na Internet: http://www.nch.pt/biblioteca-virtual/bol-nch19/BoletimNCH-19-535.pdf

Fonte imediata de aquisição ou transferência

As fichas que constituem o presente fundo foram entregues pelo Dr. António Ornelas Mendes à Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, junto com a sua biblioteca pessoal, em 2015.

Âmbito e conteúdo

Conjuntos de quinhentas e quarenta fichas de leitura e folhas de papel cortadas e dobradas nesse formato (cerca de 120x155mm), com anotações manuscritas de natureza histórica e genealógica, essencialmente. Existe também um conjunto de onze fichas bibliográficas de obras de António Moniz Barreto Corte-Real, todas elas com a anotação “Tenho”. Crê-se que as fichas de leitura tenham sido feitas nas pesquisas do autor com vista à elaboração das suas obras históricas e genealógicas, de que é exemplo a Genealogias das quatro ilhas – Faial – Pico – Flores – Corvo (da DisLivro Histórica), em co-autoria com Jorge Forjaz. Os conjuntos, que se mantiveram, reportam-se aos seguintes nomes de famílias e assuntos:1. Baptistas.2. Cabral de Melo. Este conjunto inclui uma carta datada de 1964-03-30,de Machado de Bettencourt, remetida ao Dr. Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral, em que reproduz o Brasão e a inscrição feita pelo Dr. João Cabral de Melo, no ano de 1797, na sepultura da esposa.3. Deusdado.4. Família Azevedo Gomes.5. Imprensa na ilha Terceira. Jornalistas e jornais (finais do séc. XIX – início do séc. XX).6. Monizes / Dr. Moniz.Inclui uma nótula histórica, manuscrita e datilografada.7. Vários (designação atribuída pelo autor): anotações muito diversas, de que são exemplo estatutos de grupo de teatro (1907); associação promotora da instrução (1907); notícia de abertura do Teatro Angrense (em 1842); notícias sobre eventos históricos; notas biográficas de variadas individualidades; carta, de Maria Adelaide a Joaquim, datada de 10-08-48; obras literárias; deputados pelos Açores às Cortes de 1822; um soneto manuscrito “A sua Música Predileta (Lx, 2-910)”; agricultura na ilha Terceira; obras em Angra; indústria em Angra; guarnição militar, médicos em Angra (1857), entre outros.8. Fichas bibliográficas de obras de António Moniz Barreto Corte-Real.

Sistema de organização

Por assunto.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Notas

Tratando-se de fichas de leitura, não é possível identificar as datas extremas.À data de fevereiro de 2017, os livros que constituem a biblioteca pessoal do Dr. António M.O. Mendes estão registados, mas ainda não se encontram catalogados, o que será feito oportunamente.

Data de publicação

26/02/2021 10:54:59