Câmara Municipal da Vila da Calheta
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARLSR/ALL/CMVCSJ
Tipo de título
Formal
Título
Câmara Municipal da Vila da Calheta
Datas de produção
1644
a
1941
Dimensão e suporte
1 caixa com: 7 livros; 81 documentos
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Produtor
Câmara Municipal da Vila da Calheta
História administrativa/biográfica/familiar
A vila da Calheta é uma das mais antigas povoações da ilha de São Jorge, depois da sua fundação em 1483 rapidamente cresceu graças a possuir um porto que lhe facilitava bastante a comunicação com a ilha Terceira, próxima.Foi elevada a vila em 3 de Junho de 1534, por carta régia de D. João III de Portugal. (Arquivo dos Açores, Vol. V, pág. 141) A 12 de Maio de 1718, autorização da fundação do convento da vila da Calheta. Em 1732, tem início da reedificação da sua Igreja Matriz, a Igreja de Santa Catarina.É sede de um município com 126,51 km² de área e 4 069 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O concelho é limitado a noroeste pelo concelho de Velas, sendo banhado pelo Oceano Atlântico em todas as outras direções.O seu núcleo populacional à medida que foi crescendo foi também irradiando para as localidades próximas; foi o caso da Fajã Grande, Ribeira Seca, Relvinha, Biscoitos e Norte Pequeno. O seu crescimento justificou que no ano de 1534 fosse desanexada do Concelho de Velas e elevada a Vila.Ao longo da sua história esta localidade foi por diversas vezes atacada e saqueada por piratas e corsários. Só no ano de 1597 a população conseguir repelir um ataque, chegando ao ponto de se apoderarem da bandeira dos piratas.
Localidade
São Jorge
Âmbito e conteúdo
Fundo constituído por legislação, posturas da Câmara, correspondência, licenças, orçamentos de receita e despesa, liquidação e declaração de impostos sucessórios e intimações de mancebos.
Sistema de organização
Fundo da Câmara Municipal de da Vila da Calheta teve base na estrutura classificativa do Quadro de Classificação dos Arquivos Municipais do Instituto Português de Arquivos. Organizado por séries tipológicas e documentação ordenada cronologicamente.
Condições de acesso
Acesso condicionado
Condições de reprodução
Quando o seu estado permitir
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Alguma documentação encontra-se em mau estado de conservação
Instrumentos de pesquisa
Archeevo
Existência e localização de originais
Casa Forte, Bloco 1 Inferior, Estante 1, Prateleira 1
Data de publicação
23/03/2018 09:33:45