Plano de classificação

Marqueses da Praia e Monforte

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Marqueses da Praia e Monforte

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/FAM/MPM

Tipo de título

Atribuído

Título

Marqueses da Praia e Monforte

Datas de produção

1504-11-16  a  1882-03-09 

Dimensão e suporte

832 documentos (631 doc. simples, 208 doc. compostos), 4 unidades de instalação, 10 objectos

Extensões

14 Caixas
1,8 Metros lineares

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

Marqueses da Praia e Monforte

História administrativa/biográfica/familiar

Família descendente em linha varonil de Gaspar Dias, mercador e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, e de Ana de Medeiros Araújo. O neto, Gaspar de Medeiros e Sousa, administrador do primeiro vínculo instituído pelo seu avô, é já senhor de uma grande casa na ilha de S. Miguel que engrandece ao casar com D. Maria Borges da Câmara, entrando por esta via na posse dos vínculos dos Borges e no ofício de juiz do mar nesta família. Gaspar de Medeiros da Câmara ou de Sousa, filho do anterior, casa com Maria do Canto e Frias recebendo, por essa ligação, o ofício de provedor dos resíduos em toda a ilha de S. Miguel, que herda do sogro, Miguel Lopes de Araújo, cargo que disputa com o cunhado António Soares de Sousa Ferreira.A descendente por linha varonil de Gaspar Dias, D. Ana Teodora de Medeiros Sousa Dias da Câmara, casa com o primo Duarte Borges da Câmara e Medeiros, futuro 1º Visconde da Praia (decreto de 7 maio 1845)O 2º titular (decreto de 30 de set. 1875) António Borges de Medeiros Dias da Câmara e Sousa é 1º conde (decreto de 9 jul.1881) e 1º marquês (decreto de 21 de jan.1890) da Praia e Monforte. É sucedido por Duarte Borges Coutinho de Medeiros Sousa Dias da Câmara, 2º marquês da Praia e Monforte e como 3º marquês António Borges Coutinho de Medeiros Sousa Dias da Câmara.

História custodial e arquivística

Conjunto de documentos que se encontravam na casa do Bom Despacho (Arrifes, Ponta Delgada), propriedade da família Praia e Monforte, num total de 528 documentos, que foram entregues para depósito na década de oitenta do século vinte, a que se juntaram a 19 de abril de 2012 mais setenta e dois documentos da mesma proveniência. Posteriormente foram entregues mais 87 documentos.Inclui o subfundo Loja União Açoriana.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação depositada pelo Dr. António Borges Coutinho de Medeiros, em representação da família, por contrato de 15 de setembro de 1989. A 19 de abril de 2012 foi entregue mais documentação que foi incluída no fundo.

Âmbito e conteúdo

Inclui documentação comprovativa da posse / aquisição de direitos e propriedades com certidões de venda, requerimentos, testamentos, inventários, autos de partilha e de posse, sentenças, disputas de herança bem como alguma correspondência. A documentação reporta-se a propriedades em Santa Maria e S. Miguel na posse de diferentes ramos familiares, concretamente Borges do Canto e Medeiros, Soares de Sousa Ferreira Albergaria e Viscondes da Praia e Monforte.Os documentos remetem também para assuntos relativos ao exercício do cargo de Provedor dos Resíduos em S. Miguel.Localização atual: Dep. 7, col. 108/1 – col. 108/2.

Sistema de organização

À data da aquisição a documentação não estava organizada, nem temática nem cronologicamente. Optou-se por manter a sequência que apresentava descrevendo os documentos ao nível da peça e do documento composto.

Condições de acesso

Segundo claúsula sexta do contrato de depósito de 15 de setembro de 1989 "A comunicabilidade do fundo documental depositado será restringida apenas a investigadores devidamente credenciados, de reconhecida idoneidade e munidos de uma autorização, em declaração passada pelo representante real da Família" [Marquesa da Paria e Monforte, D. Ana Maria Borges Coutinho de Noronha].

Características físicas e requisitos técnicos

Regular. Contém documentos em mau estado de conservação que não podem ser consultados.

Notas

Descrição elaborada com base na seguinte bibliografia: - "Anuário da Nobreza de Portugal", vol. III, tomo I, Instituto Português de Heráldica, 1985.- "Apontamentos histórico-genealógicos sobre a família Borges Coutinhos de Medeiros e Dias" (compilados pelo III Marquês), Lisboa, ed. de autor, 1950.- Rodrigo Rodrigues, "Genealogias de S. Miguel e Santa Maria", vol. I, Lisboa, Dislivro, 2008.

Data de publicação

03/10/2019 13:11:19