Família Dabney

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Família Dabney

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/FAM/FD

Tipo de título

Atribuído

Título

Família Dabney

Datas de produção

1880  a  1980 

Dimensão e suporte

7 álbuns, 1 embrulho e 3 envelopes.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Família Dabney.

História custodial e arquivística

1. Não se conhece a data exata da cedência dos álbuns de fotografias da família Dabney ao arquivo regional da Horta. Porém, ela deverá ter ocorrido após 1978 e por iniciativa de Thiers de Lemos Júnior, porquanto o chefe de gabinete do secretário regional dos transportes e turismo, em ofício de 1978-11-15, dirigiu-se-lhe nos seguintes termos: Assim vimos solicitar a vossa colaboração no sentido de facilitar pelo período necessário, aos serviços técnicos desta secretaria, os álbuns da família Dabney de que é depositário, afim de se obterem cópias para o arquivo destes serviços. Também solicitamos a vossa autorização para a reprodução dos originais em futuros trabalhos de promoção turística. 2. Mais recentemente, alguns descendentes dos Dabney, naturais dos Estados Unidos da América, realizaram uma visita à cidade da Horta e ofertaram, pelo menos, outro álbum, fotografias avulsas e um pequeno conjunto de documentos.3. Para além deste conjunto documental existente na BPARJJG, possui a Assembleia Legislativa dos Açores outro álbum dos Dabney contendo sobretudo fotografias da ilha de São Miguel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação.

Âmbito e conteúdo

1. Sete álbuns de fotografias respeitantes à sua presença dos Dabney nos Açores. 2. Um álbum de fotografias, que a BPARJJG compôs, de alguns elementos da família Dabney obtidas possivelmente já após o seu regresso aos Estados Unidos da América. 3. Dois envelopes de fotografias avulsas.4. O envelope denominado Documentos e fotografias relacionados com a família Dabney cujo conteúdo é constituído por: um resumo em língua portuguesa da história dos Dabney; um rascunho da sua árvore genealógica; um resumo referente à família Hickling; o texto do epitáfio de Charles William Dabney; um artigo extraído de The United States Nautical & Naval Journal acerca do clipper New Boy; o artigo Some old time Boston merchants, ships and shipmasters; o trabalho The descendants of John Bass Dabney and Roxa Lewis Dabney; um caderno com informação de caráter genealógico; o recorte de um artigo publicado em 1980-08-15 intitulado Immigrants from the Azores settled on the Vineyard; cinco fotografias a cores de 1975 e de 1976 de alguns descendentes dos Dabney; negativos de fotografias. 5. Vários negativos de fotografias.

Sistema de organização

Numeração dos álbuns.

Condições de acesso

Acesso condicionado: deve ser vista em primeiro lugar a cópia das fotografias.

Idioma e escrita

Inglês e português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Existência e localização de cópias

1. Existe na BPARJJG a cópia feita em papel de 6 álbuns e em suporte digital dos 7 álbuns e das fotografias em avulso. 2. Há igualmente a reprodução de uma dúzia de fotografias em formato 40x30,5 cm feita para uma exposição ocorrida na cidade da Horta há algum tempo.

Data de publicação

23/02/2017 15:38:05