Javascript is not enabled

Available actions

Reader available actions

Share
 

Estação de Saúde de Horta

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/BPARJJG/ACD/ESHRT

Title type

Atribuído

Date range

1827 Date is certain to 1966 Date is certain

Dimension and support

59 liv.+ 4 cx.+ 1 DC, papel.

Holding entity

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Producer

Estação de Saúde de Horta.

Custodial history

No dia 25 de janeiro de 2017 foram entregues à BPARJJG cinco livros pertencentes a este fundo que se encontravam no Museu da Horta, nomeadamente os livros de registos das embarcações visitadas pela Estação de Saúde da Horta, dos seguintes períodos: 1845-1854, 1862-1870, 1870-1875, 1875-1885, 1916-1925. Foi, assim, possível completar esta série, que contém informação entre os anos 1845-1928.

Scope and content

O fundo integra a documentação da Estação de Saúde do porto da Horta, constituída a 8 de maio de 1845 (conforme ofício constante do livro n.º 1 de Correspondência expedida, fl. 36 v.), e alguma da Inspeção de Saúde da Horta, serviços responsáveis pela sanidade marítima neste porto. A estes competia a visita da saúde aos navios e, a partir de finais dos anos 30 do século XX, aos hidroaviões, entrados na baía e porto da Horta.

A documentação é relativa sobretudo ao desempenho das funções inerentes à Estação de Saúde da Horta, como: os livros de registos da entrada de navios (6 lv.); os livros de autos de visitas de saúde aos navios (19 lv.); o livro de autos de visitas de saúde extraordinárias aos navios (1 lv.) os requerimentos para visitas de saúde (1 capa) e as declarações marítimas de saúde (6 capas); os livros de registo de embarcações visitadas (9 lv.); a correspondência recebida (4 lv. + 4 capas); a correspondência recebida na E.S.H. e remetida à Administração do Correio da cidade da Horta (1 caderno); o copiador de correspondência recebida (1 lv.); os copiadores de correspondência expedida (9 lv.).

Integra também documentação das atividades que servem de suporte a esse mesmo exercício, como o registo da receita e despesa (6 lv.); os emolumentos das cartas de saúde (1 lv.); os emolumentos cobrados pelas visitas noturnas (1 lv.) e em horas extraordinárias (1 lv.); o livro de posses (1 lv.); o processamento de despesas (1 cx.): os avisos de pagamento dos vencimentos e das gratificações e salários (1 capa), as folhas de vencimentos, de emolumentos das visitas e de ajudas de custo (1 capa) e as faturas pagas (3 capas).

Inclui ainda documentação diversa, da qual se destaca vários documentos relativos ao hospital de isolamento e ao posto de desinfeção marítima e terrestre (1 cx.).

Contém também o projeto de arquitetura da Cooperativa Agrícola de Laticínios do Faial, Ld.ª (CALF) (1 capa).

Como curiosidade, refere-se que se encontra no livro de registo de embarcações visitadas (1885-05-01 a 1900-04-30), no dia 1885-06-02, o registo do barco francês Isère, comandado por L. de Saulne, que transportou a Estátua da Liberdade, de Rouen, França, para Nova Iorque, e que entrou no porto da Horta para tomar carvão. A sua carga está identificada como “peças de um monumento” (fl. 1 v.).

Também consta dos registos das entradas no porto da Horta do dia 1917-05-17 a do hidroplano americano N.º 4, que realizou o 1.º voo transatlântico, com o comandante Read.

Arrangement

Os documentos estão organizados de acordo com uma classificação funcional.

Access restrictions

Comunicável.

Language of the material

Português.

Physical characteristics and technical requirements

Estado de conservação: regular.

Other finding aid

Inventário.

Related material

Fundo da Família Campos Medeiros, secção Delegação e Inspeção de Saúde da Horta.