Plano de classificação

Família Furtado

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Família Furtado

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/FAM/FF

Tipo de título

Atribuído

Título

Família Furtado

Dimensão e suporte

1 caderno e 1 álbum, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Famílias Furtado e Lima.

Localidade

Horta e Lisboa.

História custodial e arquivística

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça possui a cópia de uma carta de 1997-05-03, endereçada, de Lisboa, à câmara municipal da Horta pelo neto de Marcelino Lima, o engenheiro civil Vasco Lima Villas, que explica que havendo ele e a irmã encontrado entre os papéis do avô estes dois álbuns os ofereciam à biblioteca Marcelino Lima da dita câmara.

Âmbito e conteúdo

1. Um caderno de genealogia da família Furtado, cuja primeira entrada é: Pedro Quaresma Furtado. Sobre ele foi escrito o seguinte texto: Foi o primeiro dos Quaresma Furtado que encontrei residindo nas ilhas, desconhecendo-lhe, porém, a procedência e a ascendência. Deve ter sido um dos muitos fidalgos escassos de fortuna que procuraram os Açores. Da sua origem fidalga não pode haver dúvida, atendendo à sua qualidade de capitão de ordenanças, cargo que somente era concedido a indivíduos da nobreza. Dizia meu avô que seu avô se considerava descendendo dos Quaresmas da vila de Lousã. Pedro Quaresma Furtado residia na freguesia de Piedade, Pico. Morreu em 1667. Casou com Custódia Vieira, filha do capitão de ordenanças Baltasar Vieira Fagundes e de Maria Leal. Título original: Documentos referentes à nossa família - descendência Furtado. Páginas: 14. 2. Um álbum de fotografias de família. A primeira fotografia é de: João José Furtado, o avô Furtado na linguagem familiar, nascido em 1810-06-06 e falecido em 1886-11-01. Organização das fotografias: João Furtado; família Lima Vilas; José Lima; Amélia Lima; Júlia Lima; Armando Lima; José Cândido Furtado; Carolina Furtado; família Lima; Henrique Furtado. Período abrangido pelas fotografias: eventualmente de 1865 a 1958 ou um pouco mais.

Sistema de organização

Constituição familiar.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação geral: regular. No entanto, deve ter-se um cuidado especial com a capa do álbum, que está solta, e com os pequenos separadores de identificação dos indivíduos e das famílias colocados à margem das folhas do álbum, que têm propensão para a desagregação.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Existência e localização de cópias

Existe uma cópia destas duas espécies quer em suporte papel quer em suporte digital, este último gravado que foi no dia 2018-01-23, formato jpeg.

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Marcelino Lima.

Notas

Localização: C3.

Data de publicação

23/01/2018 16:00:33