Paróquia de Santa Luzia

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Santa Luzia

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PRQ/AGH10

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Santa Luzia

Título paralelo

Batismos, casamentos e óbitos.

Datas de produção

1621-01-10  a  1911-03-31 

Dimensão e suporte

57 livros

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Paróquia de Santa Luzia

História administrativa/biográfica/familiar

Santa Luzia é uma freguesia urbana do concelho e cidade de Angra do Heroísmo, com 1,20 km² de área1 e 2 755 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 2 295,8 hab/km², a mais alta da ilha Terceira e uma das mais altas dos Açores. A freguesia foi a última das paróquias citadinas de Angra a ser autonomizada em 23 de Maio de 1595. O nome do povoado derivou da ermida que os povoadores entretanto levantaram sob a invocação de Santa Luzia de Siracusa. A presença desta ermida originou o topónimo actual, passando o local a ser conhecido por alto de Santa Luzia.A maior parte do seu território integra os limites legais da cidade, faz parte do centro histórico incluído na zona classificada como conjunto de interesse público da cidade de Angra do Heroísmo.A evolução demográfica da freguesia de Santa Luzia, pese embora os efeitos da grande vaga de emigração para a América do Norte, é dominada pela rápida urbanização da população terceirense, que a partir da década de 1950 se concentrou em torno de Angra do Heroísmo e da Base das Lajes, efeito que largamente compensou as perdas por emigração destes aglomerados, levando a um crescimento sustentado da população das freguesias urbanas. Outro efeito bem patente na evolução da população são as consequências do terramoto de 1 de Janeiro de 1980, que desencadeou a concentração da população na nova urbanização que ficaria conhecida por Bairro de Santa Luzia.Nas últimas duas décadas a população entra em declínio, reflexo da migração das famílias mais jovens da zona histórica para a periferia da cidade de Angra do Heroísmo, que afecta de forma sensível as zonas mais antigas de Santa Luzia, pelo que nos censos de 2011 a sua população contava 2 755 habitantes.A maioria da população está ligada ao emprego no sector terciário da economia. A economia de Santa Luzia é dominada de forma esmagadora pelo trabalho assalariado na zona urbana de Angra do Heroísmo, não subsistindo na freguesia quaisquer traços de ruralidade, sendo essencialmente uma zona de economia terciária.

Localidade

Freguesia de Santa Luzia

História custodial e arquivística

Após o Concílio de Trento (1545-1563) foi introduzido lentamente o uso do registo paroquial no nosso país, embora, já antes nas constituições diocesanas, celebradas em Lisboa, em 1563, ficasse determinado que “em cada igreja houvesse um livro em que se escrevesse os batizados e finados”.No decorrer da proclamação da República é imposto pelo Estado Português a existência de um Registo Civil para todos, plasmada na publicação do Código de 19 de fevereiro de 1911. Este regulamento além de obrigar ao uso do registo civil para registar os atos de nascimento, casamento e óbito (entre outros), impõe a primazia do registo civil sobre a versão religiosa. A obrigatoriedade da entrega de todos os livros paroquiais para uso nas Conservatórias do Registo Civil decretada neste código teve como efeito prático que esses livros se encontrem atualmente nos acervos dos Arquivos Distritais.

Âmbito e conteúdo

Contém os livros com os registos dos batismos, casamentos e óbitos da Paróquia.Inclui, ainda, um livro de reconhecimentos.

Sistema de organização

Ordenação cronológica por séries.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Impressão livre das digitalizações on-lineCertidões por solicitaçãoLivre reprodução desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de emolumentos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e Guia.

Existência e localização de originais

Depósito Intermédio - Bloco 2; Estante 2; Prateleiras 6; Estante 3; Prateleira 1 e 2.

Existência e localização de cópias

http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/default.aspx?serie=0&ilha=1&concelho=10Microfilmes: rl13, item 3-11; rl 14-20, item 1-5 (Casa Forte).

Notas

Os documentos encontram-se digitalizados e podem ser consultados através do link que está indicado na Documentação associada - existência e localização de cópias.

Data de publicação

19/04/2018 10:22:53