Junta de Paróquia de São João

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Junta de Paróquia de São João

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/AL/JPLGP06

Tipo de título

Atribuído

Título

Junta de Paróquia de São João

Datas de produção

1832  a  1887 

Dimensão e suporte

1 caixa, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Paróquia de São João.

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1830 foram criadas, pela primeira vez, as juntas de paróquia. Cada paróquia possuía um órgão de administração local eleito, a junta de paróquia, e um magistrado administrativo representante da administração central, o comissário (a partir de 1836: o regedor). As competências das juntas de freguesia incluíam: a reparação da igreja paroquial; a administração dos rendimentos e esmolas da igreja; a conservação dos caminhos, pontes, poços, fontes e baldios; a manutenção da escola; a vigilância da saúde pública. Porém, em 1840, estas juntas deixaram de ter funções administrativas e a sua ação limitou-se à fábrica da igreja e às obras assistenciais. 1878 foi o ano a partir do qual estas juntas passaram a ser consideradas autarquias locais e foram-lhes devolvidas as competências administrativas ao nível da gestão dos interesses coletivos das populações, mantendo, ainda, as funções relacionadas com a administração dos bens da igreja e das confrarias nelas eretas. A sua designação atual surge em 1916: juntas de freguesia.

Contexto geral

Trata-se de um fundo misto da freguesia de São João do Pico, pois reúne um conjunto de documentos de origem distinta.

História custodial e arquivística

A documentação, antes de ser entregue à Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, encontrava-se na freguesia de São João do Pico e compreendia avulsamente tanto os documentos referentes à administração da paróquia dita civil como também alguns documentos paroquiais da esfera administrativa religiosa, como por exemplo os róis de confessados da freguesia de São João do Pico, e ainda os livros de registos das diferentes confrarias da mesma freguesia. Precisamente, aqueles róis de confessados foram, na BPARJJG, acondicionados em três caixas de arquivo e transferidos para o seu fundo respetivo. Por sua vez, procedeu-se também à reunião dos livros das confrarias em uma caixa de arquivo e com ela constituiu-se um fundo específico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Entrega feita à BPARJJG em 2014-02-25.

Âmbito e conteúdo

Correspondência recebida pelo regedor, correspondência dirigida à junta de paróquia, notas de dívidas, informação estatística da população de São João, informação relativa aos rendimentos e às contribuições, vários documentos da vida administrativa da junta de paróquia relacionados principalmente com os orçamentos e com as eleições, um número reduzido de mapas da receita e da despesa da junta, alguns rascunhos das atas das sessões da junta, informação respeitante à criação da escola do ensino primário, instruções acerca do recrutamento militar e do recenseamento populacional, indicações quanto às obras públicas, o caderno de registo das amas dos expostos da freguesia de São João do ano de 1856, a relação dos cabos de polícia que tiveram de servir no ano de 1869, o inventário dos bens da igreja paroquial, um conjunto de sentenças de matrimónio (que oportunamente terá de transitar para o fundo da paróquia), modelos, editais, os sobrescritos utilizados para a troca de correspondência, etc. Possivelmente contém ainda um resto de documentos das confrarias da freguesia. Enfim, faz-se notar que toda esta documentação carece de uma melhor organização arquivística que só uma maior disponibilidade de tempo lhe poderá conceder.

Condições de acesso

Comunicável.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Unidades de descrição relacionadas

1-Paróquia de São João do Pico. 2-Confrarias de São João do Pico.

Notas

Localização: C3.

Data de publicação

20/07/2016 16:23:09