Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

Príncipe Alberto do Mónaco

Description details

Description level

Subserie Subserie

Reference code

PT/BPARPD/PSS/FAC/001-005

Title type

Atribuído

Date range

1894-02-03 Date is uncertain to 1917-08-05 Date is uncertain

Dimension and support

87 doc.

Biography or history

Alberto Honoré Charles Grimaldi nasceu em Paris, filho de Carlos III do Mónaco e da Condessa Antoinette - Ghislaine de Mérode. Estuda para oficial da marinha. Em 1869 casa, por conveniência política para o Principado, com Maria Vitória Hamilton, de Lanarkshire, Escócia, filha do 11.º Duque de Hamilton e da princesa Maria de Baden, de quem tem um filho, herdeiro do trono, o príncipe Luís, vindo a separar-se em 1880.

Em 1874 adquire o iate "Hirondelle" em que realiza viagens no Mediterrâneo e Atlântico adquirindo um excelente treino de navegação.

Parlelamente cultiva o seu gosto pelas ciências estabelecendo relações pessoais com nomes destacados da Faculdade Medicina e do Museu de História Natural de Paris. Em 1884 orienta os seus interesses científicos para estudos oceanográficos.

A partir deste ano, e ao longo de cerca de 30 anos, realiza campanhas científicas em quatro barcos, "Hirondelle" (1874 - 1888), "Princessa Alice" (1891 - 1896), "Princessa Alice II" (1897 - 1910) e "Hirondelle II (1911 - 1914), os quais foram melhorando de acordo com as necessidades cientifícas do seu proprietário e responsável principal pelas expedições. Os trabalhos científicos de Alberto do Mónaco estenderam-se a várias áreas, como estudo das correntes marítimas, levantamentos batimétricos e cartográficos, meteorologia, estudos das características físicas das massas marítimas e zoologia marinha. Os resultados da sua intensa actividade científica eram divulgados em sessões da Academia da Ciências de Paris e, desde 1889, com a publicação periódica de "Resultados das campanhas científicas realizados no seu iate por Alberto I, príncipe soberano do Mónaco".

Em 1910 inaugura o Museu Oceanográfico do Mónaco e um ano depois O Instituto Oceanográfico, em Paris.

Na meteorologia promove o projeto de criação do Serviço Meteorológico Internacional nos Açores onde encontra um importante parceiro científico em Francisco Afonso Chaves. Apesar da inviabilidade de financiamento internacional ao projeto, a criação do Serviço Meteorológico dos Açores fica associada à ação e interesse do Alberto do Mónaco.

Scope and content

Assunto relativo a meteorologia, como criação de serviço de meteorologia internacional dos Açores e instalação de cabo telegráfico, oceanografia, biologia, zoologia e ataque a Ponta Delgada por submarino alemão.

Subject

Vocabulário BPARPD > Cabo Telegráfico
Vocabulário BPARPD > Meteorologia > Observação Magnética
Vocabulário BPARPD > Oceanografia
Vocabulário BPARPD > Tempestade
Vocabulário BPARPD > Biologia > Zoologia

Documental tradition

Documental typology

Description physical location

25 - 121

Physical characteristics and technical requirements

Francês

Notes

O nº 121 a nº140 são registo de correspondência datados entre 4 out. 1995 a 15 abr. 1917