Available actions

Reader available actions

Share
 

Augusto Ramos da Costa

Description details

Description level

Subserie Subserie

Reference code

PT/BPARPD/PSS/FAC/001-059

Title type

Atribuído

Date range

1900-01-02 Date is uncertain to 1905-12-04 Date is uncertain

Dimension and support

14 doc.

Biography or history

Augusto Ramos da Costa (1865-1939).

Vice-almirante, engenheiro hidrógrafo especializado em trabalhos relacionados com os serviços de faróis e balizagem, tendo publicado diversas obras sobre temas de hidrografia, oceanografia, astronomia, magnetismo, balizagem e meteorologia.

Autor, entre outras obras, de "Tratado elementar de cronometria" (1908), "Noções gerais de Oceanografia" (1910), "Análise harnónica aplicada às marés" (1913), "Tratado prático de cronometria" (1921) e "Alguns dados para a história da Oceanografia em Portugal" (1930).

Professor de Astronomia e Navegação da Escola Naval e de Geodesia e Topografia na Escola do Exército, vogal da Academia de Ciências e Director de Hidrografia e Navegação.

Responsável pelo estudo da adoção em Portugal do sistema de bóias e balizas proposto pela Conferência Internacional de Washington e o projeto de alumiamento dos Farilhões.

Representou por diversas vezes o país nas reuniões internacionais da Conferência Internacional de Hidrografia, nomeadamente nas respeitantes à criação do "Bureau Hydrographique International".

Scope and content

Assunto relativo a meteorologia, sobre relatório de serviço de meteorologia dos Açores, instrumento de meteorologia, e oceonografia.

Subject

Vocabulário BPARPD > Meteorologia > Instrumento de Meteorologia
Vocabulário BPARPD > Oceanografia

Description physical location

1212 - 1225