José de Torres Teles

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

José de Torres Teles

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PSS/JTT

Tipo de título

Formal

Título

José de Torres Teles

Datas de produção

1928-03-29  a  1928-04-16 

Dimensão e suporte

1 livro; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Teles, José de Torres.

História administrativa/biográfica/familiar

José de Torres Teles nasceu na Madalena, ilha do Pico, em 1905-11-04, filho de José Ribeiro Teles e de Ana de Lurdes Costa Torres Ribeiro Teles, ambos naturais da ilha do Pico. Segundo o conteúdo das cartas constantes do copiador que constitui este fundo, em 1928 José de Torres Teles é empregado do Banco do Fayal e pretende iniciar a atividade comercial em nome individual, profissão que mantém em 1930, aquando do seu casamento com Maria Clotilde Amaral de Sousa, no dia 30 de janeiro. Muito provavelmente, isso vem a acontecer após a II Guerra Mundial, quando José de Torres Teles constitui uma agência de viagens, com vista a dar apoio logístico aos voos da Pan American Airways, nos voos intercontinentais entre a Europa e América, com escala na baía da cidade da Horta. É nesse âmbito, que o jornal O Telégrafo, de 13 de março de 1948, noticia, sob o título “Pan American World Airwarys”: “Com a sua família, chegou no «Lima» à Horta o sr. José de Torres Teles, dinâmico agente da Pan American em Angra, Ponta Delgada e Horta.”A José de Torres Teles se deve a edição do primeiro guia turístico dos Açores, em junho de 1947.

Localidade

Horta.

História custodial e arquivística

O copiador encontrava-se junto de outra documentação proveniente do sótão da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, das instalações da Rua D. Pedro IV, sem que atualmente se tenha conhecimento da sua proveniência. Tratado arquivisticamente em novembro de 2016.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Desconhecida.

Âmbito e conteúdo

Constituído por um copiador de correspondência, com folhas numeradas, contendo 14 cópias de cartas expedidas, entre 29 de março e 16 de abril de 1928.Trata-se de cartas de apresentação a empresas nacionais e estrangeiras, por parte de José de Torres Teles. Conforme escreve nas mesmas, é empregado do Banco do Fayal e pretende iniciar a atividade comercial em nome individual, pelo que se dirige a diversas empresas, oferecendo-se para representante dos seus produtos nos Açores e na Madeira. Para referências, indica a empresa Martins, Silveira & Sousa, Lda., proprietária dos Grandes Armazéns Fayalenses.

Sistema de organização

Não aplicável.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português e inglês.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Data de publicação

25/02/2021 14:35:20