Ildefonso Borges

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Ildefonso Borges

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PSS/IB

Tipo de título

Atribuído

Título

Ildefonso Borges

Título paralelo

Espólio de Ildefonso Borges

Datas de produção

1864-10-14  a  1942-09-26 

Dimensão e suporte

1 caixa (1 livrete; 4 livros; 9 jornais e 5 recortes; 14 fotografias, 7 documentos simples e 1 documento composto).

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Ildefonso Borges. N. 1864, m. 1940

História administrativa/biográfica/familiar

Nasceu em Santa Santa Cruz da ilha Graciosa, a 14 de outubro de 1864 e morreu a 26 de setembro de 1942, em São Sebastião da Pedreira - Lisboa. Filho de Ildefonso Januário Borges, da ilha Terceira, e de Maria Bárbara de Mendonça, da ilha Graciosa. Estudou em Angra do Heroísmo e depois seguiu para Lisboa. Diplomou-se pelo Instituto de Agronomia e Veterinária, de Lisboa, para Serviço Veterinário, conforme Carta de Curso emitida em 30 de maio de 1890.Na sua atividade profissional foi promovido a fiscal sanitário de primeira classe, sob proposta da Direção Geral dos Matadouros - Câmara Municipal de Lisboa - Serviço de Salubridade, em 1892. Em 1895 decidiu trabalhar no Instituto de Agronomia e Veterinária.Regressou aos Açores para colaborar com João Maria Leite Pacheco no estudo e extinção das epizootias do concelho da Praia da Vitória. Em 1897, de regresso à capital, foi nomeado pelo Ministério da Marinha para o Gabinete do Ministro. Em 1899 foi requisitado pela Junta Geral de Angra do Heroísmo para o lugar de Veterinário Distrital.Tendo sido, em 1905, contratado provisoriamente para o cargo de assistente dos serviços técnicos especiais e nomeado definitivamente, em 1906, pelo Instituto Câmara Pestana, onde auxiliou no ensino de bacteriologia e fez diversos trabalhos de investigação, publicados pelo Instituto, onde podem ser consultados.Em 1912, foi nomeado Professor Catedrático de Higiene, Zootecnia, Patologia Exótica, Zoologia e Parasitologia Animal e em 1914 foi nomeado Professor Catedrático de Medicina Veterinária. Passando, em 1918, à categoria de Professor Ordinário de Patologia Exótica, Higiene Colonial, Zoologia e Parasitologia, cargos que desempenhou até à jubilação em 1934.Ao longo da sua extensa carreira de quarenta e dois anos, recebeu várias distinções e criou uma Escola de Parasitologistas que continuaram a obra do mestre e pedagogo."Ildefonso Borges pertence à plêiade de grandes vultos da medicina veterinária, pelo seu valioso contributo na investigação laboratorial, no estudo e combate das doenças parasitárias e infecto-contagiosas, na defesa da saúde pública e na dignificação do ensino". José Leal Armas (2002)Em 2004, pelo aniversário dos seus 150 anos, este catedrático de veterinária, foi homenageado, tendo sido dado o seu nome a um arruamento próximo da Faculdade de Medicina Veterinária, no Pólo Universitário da Ajuda.A Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias instituiu um Prémio com o nome de Ildefonso Borges, para os alunos com melhores classificações em Parasitologia e Patologia das Doenças Parasitárias.

Localidade

Graciosa e Lisboa

Funções, ocupações e atividades

Médico Veterinário

História custodial e arquivística

A documentação foi doada por Carlos Alberto Borges Ferreira, primo de Regina Borges, uma das netas de Ildefonso Borges e que, em vida, manifestou a intenção de oferecer o espólio do avô à Biblioteca.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A documentação que constitui o fundo foi oferecida à Biblioteca Pública Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, por Carlos Alberto Borges Ferreira.

Âmbito e conteúdo

Contém documentos pessoais, de função pública e de função privada, bem como estudos, bibliografias e fotografias.Inclui uma coleção de monografias e publicações impressas, bem como alguns recortes.

Sistema de organização

O fundo foi distribuído por 1 secção e por 4 séries, de acordo com a tipologia documental. Foi criada, ainda, 1 coleção com a documentação que não foi possível inserir na restante divisão do fundo.

Condições de acesso

Documentação de acesso livre

Condições de reprodução

Livre reprodução desde que o estado de conservação o permita.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário - Archeevo

Existência e localização de originais

Depósito 16. Piso Superior: Bloco 8/Estante 5/Prateleira 5.

Notas

Anexo ao fundo estão os dois envelopes que transportavam a documentação descrita, os quais foram dirigidos a Regina Borges.

Data de publicação

22/02/2018 16:58:04