Paróquia de Assunção

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Assunção

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/MMVA-PVPT01

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Assunção

Datas de produção

1712  a  1859 

Dimensão e suporte

4 liv.

Produtor

Paróquia de Assunção

História administrativa/biográfica/familiar

Cabeça da Comenda de Santa Maria da Assunção da ilha de Santa Maria, Matriz de Vila do Porto, já descrita por Frutuoso no livro III das Saudades da Terra, onde indica gastos com a edificação da mesma, numa altura em que são vereadores João Tomé, o Amo, e Rui Fernandes (princípios do século XVI). Não se exclui a hipótese de ter existido, no mesmo local, que dista cerca de 1 km do porto, um templo primitivo, de dimensão menor.No século XVI tem uma colegiada com um vigário, quatro beneficiados, um tesoureiro, e, no século seguinte, um mestre de capela e organista.Várias vezes profanada e saqueada por corsários ingleses, franceses e magrebinos, é atingida por um incêndio no dia 6 out. 1832 e reconstruída no ano seguinte.Atualmente, da primitiva estrutura restam apenas uma porta lateral, em estilo gótico, e um teto, em estilo manuelino, na capela de Santa Catarina.Edifício protegido pelo DLR n.º 22/92/A, de 21 out.É integrada pelos lugares de Vila, Salvaterra, Fornos, Valverde, Pedras de São Pedro, Flor da Rosa, Cruz Teixeira, Santana, Aeroporto e Anjos, entre outras.

Âmbito e conteúdo

Visitas e pastorais (n.º 56), receita e despesa da fábrica menor (n.º 57), das Confraria do Rosário (n.º 60) e de Nossa Senhora dos Anjos (n.º 19).

Unidades de descrição relacionadas

PT/BPARPD/PRQ/PVPT01

Notas

Bibliografia:ARRUDA, Manuel Monteiro Velho - Igrejas da Comenda de Santa Maria da Assunção da ilha de Santa Maria. Insulana. Ponta Delgada: Instituto Cultural. Vol. III, p. 115 - 146; 463 - 518Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. In: Vila do Porto, Santa Maria. Inventário do património imóvel dos Açores. Angra do Heroísmo: Direção Regional da Cultura, 2005, p. 190-192

Data de publicação

30/03/2020 14:23:30