Mocidade Portuguesa Feminina

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mocidade Portuguesa Feminina

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/ASS/MPF

Tipo de título

Atribuído

Título

Mocidade Portuguesa Feminina

Datas de produção

1951-07-04  a  1974-04-25 

Dimensão e suporte

40 livros, 7 caixas (c. 1,30m), papel

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta

Produtor

Mocidade Portuguesa Feminina - Divisão da Horta

História administrativa/biográfica/familiar

A Mocidade Portuguesa Feminina é criada pelo Decreto-Lei n.º 28:262, de 8 de dezembro de 1937, estando atribuída à direção da Obra das Mães pela Educação Nacional, tendo “por fim estimular nas jovens portuguesas a formação do carácter, o desenvolvimento da capacidade física, a cultura do espírito e a devoção ao serviço social, no amor de Deus, da Pátria e da Família. Para o cumprimento do disposto neste artigo, a M.P.F. promoverá a educação moral e cívica, física e social das filiadas, segundo a idade e as condições do meio, em harmonia com os princípios consignados no regimento da Junta Nacional da Educação, nos estatutos da O.M.E.N. e neste regulamento. A participação na Mocidade Portuguesa Feminina tinha caráter obrigatório para as portuguesas, estudantes ou não, desde os sete aos catorze anos, e também para as que frequentassem o 1.º ciclo dos liceus, quer do ensino oficial quer do particular; também era possível a frequência voluntária das portuguesas que não se incluíam neste grupo, até ao ingresso no corpo de serviço social ou até ao casamento, se ocorresse antes.A Mocidade Portuguesa Feminina, à semelhança da congénere masculina, abrangia todo o Império Português, o território continental estava dividido em províncias - designadas Divisões - e estas divididas em regiões - designadas Alas, sendo que nas ilhas adjacentes os distritos administrativos eram equivalentes às províncias do continente.A Divisão da Horta foi fundada em 1952, sendo a primeira Delegada Provincial Júlia da Silva Cardoso Goulart. Em 1954, pelo ofício n.º 66, de 11 de outubro, é proposta a fundação de 7 alas no distrito da Horta:Ala I - concelho da Horta;Ala II - concelho das Lajes do Pico;Ala III - concelho da Madalena;Ala IV - concelho de São Roque do Pico;Ala V - concelho das Lajes das Flores;Ala VI - concelho de Santa Cruz das Flores;Ala VII - concelho do Corvo.Por despacho da Comissária Nacional da M.P.F., de 15-02-1955, foi autorizada a fundação de Centros Escolares Primários da M.P.F., nas escolas e postos femininos e mistos. Pela documentação, verifica-se que houve dois centros liceais: o Centro Liceal n.º 1, no Liceu Nacional da Horta, e o Centro Escolar Liceal n.º 2, no Colégio de Santo António, na Horta.A Mocidade Portuguesa Feminina perdura até 1974, ano em que é extinta pelo Decreto-Lei n.º 171, de 25 abril.

História custodial e arquivística

Os arquivos da Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina na Horta mantiveram-se nas instalações onde funcionou o antigo Liceu da Horta e posteriormente a Escola Secundária da Horta/Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, até maio de 2017, data em que foi depositada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, nesta cidade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Depósito.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Mocidade Portuguesa Feminina na Horta inclui as seguintes séries documentais: ordens de serviço, relatórios de atividades; correspondência expedida; correspondência recebida; guias de entrega de correspondência oficial; livros de ponto; isenção de propinas; convites e avisos; receitas e despesas, boletins e revistas.O documento mais antigo do fundo da Mocidade Portuguesa Feminina na Horta é contemporâneo da fundação da Delegacia Provincial e consiste num ofício remetido pelo Comissariado Nacional à Delegada Provincial (1951-07-04).

Sistema de organização

Funcional.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Notas

Decreto n.º 26 893, de 15 de agosto de 1936 - aprova o estatuto da Obra das Mães pela Educação Nacional (O.M.E.N.). Decreto n.º 28 262, de 8 de dezembro de 1937 - Regulamento da Mocidade Portuguesa Feminina (MPF).Decreto n.º 47 311, de 12 de novembro de 1946 - reorganiza a Mocidade Portuguesa (ex. os centros da MPF passaram a ser centros de atividades circum-escolares, deixando as alunas de pagar as quotas para MFP).Decreto n.º 486/71, de 8 de novembro - MP e MPF associações nacionais de juventude e de adesão voluntáriaDecreto-Lei n.º 171/74, de 25 de abril de 1974 - extinção das MP e MPF.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

06/03/2024 09:58:21