Dom Jaime Garcia Goulart

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Dom Jaime Garcia Goulart

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PSS/DJGG

Tipo de título

Formal

Título

Dom Jaime Garcia Goulart

Datas de produção

1901  a  1997 

Dimensão e suporte

4 caixas de arquivo; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

História administrativa/biográfica/familiar

Dom Jaime Garcia Goulart [N. Candelária, Madalena, ilha do Pico, 10.1.1908; m. Ponta Delgada, 15.4.1997]. Bispo de Díli. Estudou nos seminários de Macau (1921-1930) e de Angra (1930-1931). Recebeu o presbiterado de Dom José da Costa Nunes, bispo de Macau, na igreja da Candelária (Pico), a 10 de maio de 1931. Regressado a Macau, acumulou o encargo de secretário particular de Dom José com o de professor no seminário e no liceu, durante cerca de dois anos, após o que seguiu para Timor onde foi coadjutor e depois superior da missão de Soibada, vigário-geral das missões, administrador apostólico da diocese de Díli, quando esta foi destacada da de Macau, e seu primeiro bispo, eleito em 12 de outubro de 1945. Durante a invasão de Timor pelas tropas japonesas, em 1942, Dom Jaime e os missionários do território, refugiaram-se na Austrália. Tem sido relevado o seu relacionamento com os timorenses e o seu papel no desenvolvimento da igreja local, na assistência religiosa e social e no ensino, para o que contribuíram o seminário diocesano e as escolas missionárias que deixou em funcionamento. Tornado efetivo o seu pedido de resignação a partir de 31 de janeiro de 1967, Dom Jaime, com o título episcopal de Trofimiana, passou a viver nos Açores, primeiro no Pico e no Faial e, depois, em São Miguel, onde morreu. (fonte: WWW <URL: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=5694> acedida em 2021-12-15).

História custodial e arquivística

Fundo remetido da ilha de São Miguel à BPARJJG por familiares de Dom Jaime.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Auto de entrega a título de depósito de 2021-12-10.

Âmbito e conteúdo

Trata-se de um conjunto documental que resulta da acumulação sucessiva, efetuada pontualmente com cuidados de biógrafo, de vários documentos respeitantes aos mais ilustres membros da Igreja nascidos na ilha do Pico cuja vida ficou fortemente ligada ao Oriente e às missões, designadamente: dom Jaime Garcia Goulart (bispo de Díli); dom José da Costa Nunes (bispo de Macau, arcebispo de Goa e Damão, patriarca das Índias Orientais e primaz do Oriente, e, finalmente, cardeal); dom José Vieira Alvernaz (bispo de Cochim, arcebispo de Goa e Damão, patriarca das Índias Orientais); e o padre José Carlos Vieira Simplício (secretário particular de dom Jaime Garcia Goulart), que terá tido um papel de algum valor na constituição deste arquivo, ao qual pertence igualmente um grupo de documentos referente à questão da resistência timorense face à ocupação indonésia do território. Este arquivo histórico está integrado um sistema de informação mais abrangente, que inclui ainda 54 volumes de monografias e 5 títulos de periódicos, tudo isto numa dimensão total de 2,20 m/l.

Sistema de organização

Procedeu-se a uma organização de acordo com uma entidade ou assunto:1-Dom Jaime Garcia Goulart.2-Dom José da Costa Nunes.3-Dom José Vieira Alvernaz.4-Padre José Carlos Vieira Simplício.5-Timor (resistência).

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Notas

Localização: depósito do piso C1.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

09/11/2023 14:50:55