Plano de classificação

Arquivo fotográfico de Joaquim Moniz de Sá Corte - Real e Amaral

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arquivo fotográfico de Joaquim Moniz de Sá Corte - Real e Amaral

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subcoleção   Subcoleção

Código de referência

PT/BPARLSR/AF-JCRA

Tipo de título

Atribuído

Título

Arquivo fotográfico de Joaquim Moniz de Sá Corte - Real e Amaral

Datas de produção

1933  a  1965 

Dimensão e suporte

1283 Fotografias

Produtor

Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral. Nasceu em Angra do Heroísmo a 28 de agosto de 1889 e faleceu em Lisboa a 15 de agosto de 1987, cidade onde viveu após a aposentação.Fez estudos liceais em Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada. Tendo-se alistado no curso de oficiais milicianos, foi enviado como expedicionário, no período entre as duas Grandes Guerras, para Angola, onde comandou uma unidade.Licenciou-se mais tarde em Ciências Histórico-Geográficas, em Coimbra. Foi professor nos liceus daquela cidade, sendo já professor efetivo dos liceus, foi chamado para reitor do Liceu de Angra do Heroísmo, onde se tornou notado pela sua ação pedagógica. Considerado um brilhante professor de História, foi um defensor da divulgação da História das ilhas.Membro da Comissão Distrital da União Nacional, foi responsável pela montagem do Estado Novo no distrito de Angra do Heroísmo, vindo depois a exercer o cargo de Governador Civil e mais tarde o de Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.Foi distinguido com os graus de Cavaleiro da Ordem de Avis, de oficial da Ordem da Instrução Pública e de grande oficial da Ordem de Cristo.

História custodial e arquivística

Imagens doadas por Isabel Maria Teresa de Fátima Nunes da Costa Corte-Real e Amaral, filha de Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral, no ano de 2001.

Âmbito e conteúdo

Contém imagens de almoços e jantares, comemorações de centenários, inaugurações, obras públicas de canalização de água e abertura de estradas, procissões, remodelação do Alto das Covas, visitas oficiais entre outras temáticas.

Sistema de organização

Descrição ao nível do documento

Instrumentos de pesquisa

Inventário Archeevo

Publicador

js195912

Data de publicação

04/03/2024 14:58:19