João Lourenço da Rocha, Padre

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

João Lourenço da Rocha, Padre

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PSS/JLR

Tipo de título

Formal

Título

João Lourenço da Rocha, Padre

Datas de produção

1700  a  1918-06-15 

Dimensão e suporte

7 Caixas. 35 capilhas, contendo 690 documentos acondicionados, separadamente, em envelopes. (6435 fls.)

Extensões

7 Caixas
35 Ficheiros
690 Envelopes
6435 Folhas

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

[null]

História administrativa/biográfica/familiar

João Lourenço Rocha, nasceu a 2 de Fevereiro de 1834, na freguesia das Doze Ribeiras e faleceu a 17 de Fevereiro de 1907, na freguesia de Santa Bárbara.Cursou no Liceu de Angra do Heroísmo. Estudou Teologia Dogmática e Moral, História Eclesiástica e concluiu os estudos em 1854. Iniciou a sua atividade em 15 de Maio de 1855, como tesoureiro da Igreja Paroquial de Santa Bárbara e terminou na mesma paróquia como vigário, em 16 de novembro de 1868.Iniciou as funções de Coadjutor e serviu nas Doze Ribeiras e foi o primeiro cura da paróquia de Nossa Senhora do Pilar (Cinco Ribeiras), que ajudou a construir, então na época capelão da ermida.Na freguesia de Santa Bárbara e, já na situação de aposentado, restaurou parcialmente o espólio do arquivo paroquial tendo com esse benemérito labor apurado vários registos de batismos, de gente de cor do ano 1545.Também foi o grande dinamizador, senão mesmo o fundador, da Filarmónica Recreio Santa Bárbara.

História custodial e arquivística

Toda a documentação que constitui o fundo foi oferecida à Biblioteca Pública Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

Âmbito e conteúdo

Contém sermões, homilias e outra documentação do próprio Padre, João Lourenço da Rocha, bem como de:- Francisco Inácio da Silva, Padre; - João da Madre de Deus, Frei; - Manuel d'Avé Maria, Frei; - José da Soledade, Frei;- António Caetano, Vigário;- Augusto Borges Pinheiro, Padre;- José Maria da Costa, Padre;- Manuel Zeferino da Silveira, Padre;- José Alves da Silva, Vigário;- João José de Aguiar, Padre;- Domingos José Brasil, Padre;- José Bernardo Corvelo, Padre e- Autores não identificados.

Tradição documental

Tipologia documental

Sistema de organização

O Fundo foi organizado gerando-se 13 secções, sendo que 12 correspondem aos produtores da documentação, pelo que se identificou com o nome de cada um dos párocos, sendo que a secção N, abrange os autores que não foram identificados.Criaram-se, ainda, 4 séries que constituem a documentação do próprio colecionador.A secção A bem destina-se a documentação que não foi possível inserir nas séries, derivado à sua tipologia.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Livre reprodução desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de taxas.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e catálogo.

Existência e localização de originais

Depósito 18; Bloco 7 Superior; Estante 9; Prateleira 2 (Caixas 1 a 7)

Publicador

jr195719

Data de publicação

17/05/2023 14:52:49