Delegação e Inspeção de Saúde da Horta

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Delegação e Inspeção de Saúde da Horta

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/FAM/FCM/DIS/0001

Tipo de título

Atribuído

Título

Delegação e Inspeção de Saúde da Horta

Datas de produção

1891  a  1965 

Dimensão e suporte

548 docs.; papel

Âmbito e conteúdo

Pedido de visita médica do Governador Civil, Conselheiro Manuel d'Arriaga Nunes, ao Delegado de Saúde, Conselheiro Dr. Manuel Francisco Medeiros, e relatório deste (1891-1892).Rascunho de requerimento do Dr. Alberto Goulart Medeiros para ocupar o lugar de Delegado de saúde gratuitamente, datado de 1 de outubro de 1910. Relatório de visita do Dr. Alberto Goulart Medeiros ao hospital da Misericórdia, apontando graves falhas de salubridade e organização (1910).Conjunto: correspondência Delegação de Saúde/outras entidades - n.º 1-15 (1911-1-11 a 1911-1-21). Conjunto: correspondência Delegação de Saúde/outras entidades - n.º 41-94 (1911-3-27 a 1911-12-28).Conjunto: correspondência Delegação de Saúde/D-G Saúde e D-G Serviços Sanitários - n.º 1-29 (1911-1-16 a 1911-12-13). Correspondência vária sobre o iate Minnie Pearl, retido para quarentena. Consta a relação nominal dos funcionários de saúde do distrito da Horta, assim como a "Relação nominal dos funcionários dependentes da Delegação de Saúde do Distrito da Horta, organizada de harmonia com o requerimento apresentado à Assembleia Nacional Constituinte pelo Senador Deputado Jorge de Vasconcelos Nunes" (1911-9-12). Correspondência relacionada com o iate Minnie Pearl (1911).Correspondência Delegação de Saúde/outras entidades. Destaca-se uma carta dirigida ao Governador Civil da Horta, em que o Delegado de Saúde, Dr. Alberto Goulart Medeiros, emite o seu parecer acerca da intenção de instalação de um sanatório para tuberculosos na ilha do Pico (1911-1912).Conjunto: correspondência Delegação de Saúde/diversas entidades - n.º 1-4 (1912).Conjunto: correspondência Delegação de Saúde/D-G Saúde - n.º 1-16 (1912-11-12 a 1912-9-5).Correspondência: carta ao Subdelegado de Saúde das Lajes do Pico sobre os boletins mensais de moléstias; anotação manuscrita do Governador Civil, Augusto Goulart Medeiros, sobre cinco indivíduos que embarcaram no navio "Roma", que esteve em quarentena na Horta; carta em que o Dr. Alberto Goulart Medeiros acusa o subdelegado de saúde da Horta de desprestigiar o regime republicano, pedindo a sua substituição; carta ao Governador Civil de protesto "contra a orientação dada ao Serviço de Saúde", a propósito da epidemia de febre tifoide na freguesia do Capelo; carta ao Governador Civil relativamente a relações hierárquicas do serviço de saúde; rascunho de carta sobre altas hospitalares; carta ao Diretor Geral de Saúde, em que o Dr. Alberto Goulart Medeiros, após se justificar, apresenta o seu pedido de demissão de Delegado de Saúde (s.d.; 1911?-1912?).Instruções para quem auxilie o parto e nome de parteiras por freguesia, na ilha do Faial, Dr. Alberto Goulart Medeiros (s.d.).Rascunho de relatório de autópsia (s.d.).Cópia fotografada do requerimento do Dr. Alberto Campos para substituição de funções de clínico durante a sua deslocação em serviço como Delegado de Saúde para fora do concelho da Horta (1926).Cópia de ofício ao Inspetor Chefe da Inspeção de Higiene do Trabalho e das Indústrias; correspondência com Repartição de Finanças sobre folhas de pessoal; requerimento de pagamento da farmacêutica da ilha das Flores (1928).Ofícios de apresentação de cumprimentos de outras entidades; ofícios remessa de mapas de estatística demográfica; pedidos de informações de outras entidades sobre assuntos de saúde; requerimentos diversos ao Inspetor de Saúde; atestado de óbito passado pelo regedor da freguesia dos Flamengos (1929-1930).Carta, cujo autor de desconhece, dirigida à Direção da Associação Comercial da Horta sobre a extinção da Estação Semafórica dos Capelinhos, referindo-se as consequências daí resultantes para a Horta; carta do Subdelegado de Saúde da Madalena pedindo esclarecimentos sobre atuação; pedido de informação no âmbito de processo sobre prática farmacêutica (João Pinheiro da Silveira) (1931).Documentação relacionada com inspeções a indústrias (1931-1933). Cartas da farmacêutica das Flores sobre falta de pagamento. Documentação relativa à construção do novo cemitério da freguesia da Feteira. Documentação relativa a epidemia de febre tifoide no Corvo: cópias de correspondência entre a Inspeção do Distrito Escolar da Horta e a Inspeção de Saúde da Horta e entre esta e Delegado de Saúde das Lajes das Flores e Direção Geral de Saúde; edital; atestado médico. Carta da Delegação da Inspeção Técnica das Indústrias e Comércio Agrícolas do Distrito da Horta; cartão da Alfândega da Horta a enviar documentação (1933-1934).Recorte de jornal sobre saúde pública, nomeadamente a praga de moscas e mosquitos (1935). Documentação sobre inspeção a aviões. Parecer (em triplicado) sobre licenciamento de alambique, vistoriado pelo inspetor de saúde (1939).Correspondência diversa; pedido de contagem de tempo de serviço; circular identificada com a seguinte anotação: "Vencimentos: parecer sobre o caso dos oficiais milicianos" (1940).Documentos pessoais/notas biográficas do inspetor de saúde, Dr. Alberto Campos (1940).Ordem de serviço da Inspeção de Saúde e correspondência diversa (1941).Destaca-se um ofício à Junta Geral do Distrito da Horta sobre a construção de um posto de desinfeção pública com balneários e uma carta da companhia aérea Pan American a agradecer a cedência por algumas noites do armazém da lancha da saúde para reparação de um motor de avião (1942) e um ofício à Junta Geral do Distrito da Horta sobre a construção de um posto de desinfeção pública com balneários; aviso de receção (1943).Documentos pessoais do inspetor de saúde, Dr. Alberto Campos, nomeadamente: cartão do serviço de abastecimentos dos serviços sociais da PSP; salvo-conduto do Comando Militar do Faial; folha de gratificação relativa a dezembro de 1937 (1938-1944).Destaca-se uma carta do Dr. Alberto Goulart Medeiros, endereçada à Junta Geral, na qual tece considerações sobre o modo de melhorar a situação da ilha, a propósito da obra "Assistência Social Distrital", da responsabilidade daquela entidade, e que lhe fora enviada também pelo Inspetor de Saúde (1944).Notas de serviço da Inspeção de Saúde da Horta e da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta sobre o parque de desinfeção pública (P.D.T.M.) (1945).Mapa dos serviços da Inspeção de Saúde da Horta, 1940-1945; provavelmente, ordem de trabalhos de reunião (1940-1945).Cópias: ofício (não enviado) à Santa Casa da Misericórdia da Horta sobre medidas de luta contra a tuberculose; ofício da inspeção de sanidade marítima e internacional acerca de visitas de saúde a navios e um caso concreto ocorrido com o vapor americano "George W. McCrary"; cópia de ofício da Direção Geral de Saúde Pública (1946).Dois ofícios da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta e ofício, "particular", endereçado ao Dr. Alberto de Sousa, da Direção Geral da Assistência, em que diz remeter fotos do Hospital Walter Bensaúde, tiradas durante a visita do Dr. Pires de Lima, solicitando a resolução do "caso das instalações do Hospital da Horta, de molde a que esta cidade fique apetrechada com um regular e moderno serviço hospitalar, quer seja por construção nova ou adaptação da existente" (1947).Documentação relativa à inspeção de tripulantes de navios (1946-1947).Plano de atividade da Inspeção de Saúde; cópia de ofício à Associação Faialense de Bombeiros Voluntários (1948). Conjunto: documentação sobre Sanidade Marítima (1950). Mapa do movimento de doentes no Hospital de Isolamento (1945-1950); correspondência; registo manuscrito (Dr. Alberto Campos) dos números (provisórios) do 9.º recenseamento geral da população, de 15-12-1950, do distrito da Horta.Conjunto: correspondência entre o Batalhão Independente de Infantaria n.º 17/Inspeção de Saúde da Horta/Médicos do concelho da Horta. Ofício da JGDAH C/C à IS (1952).Conjunto: carta (em duplicado) ao Comandante da Defesa Terrestre do Faial e Pico, contendo informações acerca dos hospitais do Faial e do Pico e dados estatísticos do Hospital da Horta relativos a 1955; respetivos rascunhos (1956).Telegrama e ofício (1959).Plano de atividade da Inspeção de Saúde para o ano de 1961.Relatório de atividade da Inspeção de Saúde do ano 1960.Orçamento ordinário da receita e despesa da Junta-Geral do Distrito Autónomo da Horta, 1961.Relatório de atividade da Inspeção de Saúde do ano de 1962.Plano de atividade da Inspeção de Saúde para o ano de 1964. Plano de atividades dos Serviços de Saúde para o ano de 1966.Convite para a inauguração do Museu de Arte Sacra e Etnografia Religiosa, anexo à igreja de São Francisco, Horta (1965).Carta do Centro Social Pe. David de Oliveira Martins (pedido de donativos); anotação (1966)."Do plano quadrianual dos Serviços de Saúde da Junta Geral do Distrito da Horta" - relatório e respectivos rascunhos; provavelmente década de 60.Relatório sobre Saúde Pública e folha com 2 perguntas manuscritas acerca do mesmo. Provavelmente relativo à década de 60, pois encontrava-se junto dessa documentação.Radiorrastreio - plano de trabalho para o distrito da Horta, por concelho; rascunho de resolução da Junta Geral perante o aumento da tuberculose. (s.d.).Requerimento ao Inspetor de Saúde contra animais que pastam no relvão da Doca; ofício da Academia do Liceu Manuel de Arriaga de comunicação dos corpos dirigentes eleitos; cartão da Alfândega da Horta sobre farinha. Anotações diversas. Relatório da visita sanitária do Delegado de Saúde do Distrito da Horta, Dr. Alberto Campos, ao concelho de Santa Cruz das Flores (rascunhos).Legislação (1919-1953).Convocatórias: para a realização de inspeções médicas/exames periciais e vistoria a caixão; para tomada de conhecimento de ofício no Governo Civil (1917-1962).Impresso, em branco, para o exame de pré-seleção médica, dos Serviços Tutelares e de Inspeção, da Junta de Emigração (s.d.)Envelope identificado: "Pertence a Dr. Campos Medeiros, documentos para a Caixa de Aposentações". Capilha identificada "Documentos dos Serviços da Inspeção de Saúde da Horta. Particular", onde se encontra numerosa documentação relativa à contagem do tempo de serviço, às nomeações e exonerações de cargos desempenhados, anotações, certificados, correspondência, cadastro, entre outra (1935-1965).Envelope endereçado ao Inspetor de Saúde, contendo uma nota de 10 escudos do Banco de Portugal. (s.d.)Relatórios de exames médicos para processo em tribunal; atestado médico; exames radiofotográficos do tórax; processo relativo a exame médico a emigrante (s.d. – 1959) - DOCUMENTOS COMUNICÁVEIS SOB AS CONIDIÇÕES DISPOSTAS no n.º 4 do art.º 31.º do DLR n.º 10/2007/A, de 20 de abril, que institui o regime geral dos arquivos da RAA).

Cota atual

C1.

Idioma e escrita

Português.

Tipo u.i.

Publicador

l.sousa

Data de publicação

10/05/2022 11:50:29