Câmara Municipal da Praia da Vitória
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARLSR/ALL/CMPV
Tipo de título
Atribuído
Título
Câmara Municipal da Praia da Vitória
Datas de produção
1500-05-19
a
1944
Dimensão e suporte
121 caixas com: 651 livros; 5149 documentos; 115 cadernos; e 1 CD
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Produtor
Câmara Municipal da Praia da Vitória
História administrativa/biográfica/familiar
O edifício dos Paços do Concelho (Câmara Municipal da Praia da Vitória) localiza-se ao Largo Francisco Ornelas da Câmara na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.O primitivo edifício data do século XVI, tendo sido erguido em 1540 às expensas do capitão donatário, Antão Martins Homem. Essa construção, que se localizava junto ao mar, foi destruída pelo grande terramoto de 1614.Reconstruida no século XVII, a atual construção apresenta uma fachada e torre sineira, característica comum a outros edifícios de câmaras municipais no país.Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 36.383, de 23 de junho de 1947.
Localidade
Concelho Praia da Vitória
Âmbito e conteúdo
Este fundo foi organizado em 15 Secções, nomeadamente: Constituição e Regulamentação do Município; Órgãos do Município; Serviços Administrativos; Património; Serviços Financeiros; Impostos; Eleições; Funções Militares; Segurança Pública; Justiça; Controlo das atividades económicas; Urbanismo; Habitação; Saúde e Assistência e Educação.
Sistema de organização
Fundo da Câmara Municipal da Praia da Vitória teve como base a estrutura classificativa do Quadro de Classificação dos Arquivos Municipais do Instituto Português de Arquivos. Organizado por séries tipológicas e documentação ordenada cronologicamente. Foi adicionada uma coleção ao nível de fundo para inserir documentos que não se aplicavam nas outras Secções.
Condições de acesso
Livre acesso
Condições de reprodução
Livre acesso quando o seu estado de conservação permitir
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Fundo maioritariamente em mau estado de conservação
Instrumentos de pesquisa
Archeevo BackOffice
Existência e localização de originais
Casa Forte, Bloco 2 Inferior, Estante 3-5
Notas
Iniciei a organização deste fundo em 7 de novembro de 2014. Acabei de o identificar em setembro de 2015. Aguardei revisão de fichas. Iniciei a introdução neste programa em 1 de outubro de 2016 e acabei em 28 de outubro de 2016.
Data de publicação
23/03/2018 09:34:30