Plano de classificação

Alexandre de Sousa Alvim

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Alexandre de Sousa Alvim

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/ASA

Tipo de título

Controlado

Título

Alexandre de Sousa Alvim

Datas predominantes

Séc.s XIX-XX

Dimensão e suporte

001,13m/l (2 lv.s, 17 cadernos, 3 mç.s, 8 cx.s)

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

Alexandre de Sousa Alvim

História administrativa/biográfica/familiar

Alexandre de Sousa Alvim (* Lisboa, 12 Jan. 1861 - Ponta Delgada, 1927) foi bibliotecário-director da Biblioteca Pública [Municipal] de Ponta Delgada, nomeado por Dec. de 17 Mai. 1897, tendo a sua actividade decorrido no 1.º quartel do séc. 20, até ao seu falecimento; dedicou-se a investigações de vária ordem, nomeadamente genealógicas sobre a sua própria família, tal como seu filho, Miguel de Sousa Alvim (1882-1915).Preparou um dicionário biográfico de eclesiásticos micaelenses, que se encontra em linguados ordenados pelos nomes dos biografados e acondicionados em cx.s de madeira. Convencionou-se designá-lo como "Projeto de dicionário biográfico de eclesiásticos micaelenses".

Âmbito e conteúdo

A documentação não está organizada, sendo essencialmente constituída por lv.s, cadernos e linguados de apontamentos genealógicos e biográficos.Esses lv.s e os cadernos (15 dos quais por preencher) contêm informação, a nível de inventário, de processos incorporados do Tribunal de Relação dos Açores, com numerosos apontamentos da autoria de A. Sousa Alvim.Inclui tb. 4 cadernos de apontamentos e correspondência com Clay Burton Vance e Randolph Roxroy, intitulados "Os astros e Alexandre de Sousa Alvim: horóscopo geral" [ou "horóscopo annuo"] (1912 - 1915).Um considerável n.º de documentos está provisoriamente descrito no Arquivo Teófilo Braga (e acondicionado nas respetivas cx.s 193 e 195), provavelmente por se encontrar junto ao mesmo e ter sido, por lapso, incluído na cedência ao Museu da Presidência da República, onde não foi sinalizada a respetiva distinção.Localização actual: Dep. 1, col. 301/3 - 301/4.

Notas

Os documentos descritos, por engano, no Museu da Presidência da República encontram-se referenciados em PT/BPARPD/PSS/TB/ASA/193 e PT/BPARPD/PSS/TB/ASA/195.

Data de publicação

09/11/2020 12:02:46