Plano de classificação

Sociedade Teatral Micaelense

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Sociedade Teatral Micaelense

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/ASS/STM

Tipo de título

Atribuído

Título

Sociedade Teatral Micaelense

Datas de produção

1860  a  1938 

Dimensão e suporte

c. 8532 doc.

Extensões

60 Caixas
5,11 Metros lineares

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

Sociedade Teatral Micaelense

História administrativa/biográfica/familiar

A Sociedade Teatral Micaelense foi fundada em 1861 e foi liquidada em 1938, após o trágico incêndio que destruiu o edifício do Teatro Micaelense alguns anos antes, mais precisamente a 9 de fevereiro de 1930. O Teatro Micaelense, sito no atual jardim Sena de Feitas, foi edificado e gerido por esta sociedade, cujas obras tiveram início a 15 Junho 1861 e foi inaugurado a 2 Junho 1864. Em Abril 1902 foi instalado o 1º cinematógrafo, espelho da mudança dos tempos.A Sociedade Teatral Micaelense foi dissolvida em Assembeia Geral de 4 de Abril de 1937. Todavia, após a inutilização do edifício pelo incêndio, esta sociedade adquiriu a designação de Sociedade Liquidatária do Teatro Micaelense.

Localidade

Ponta Delgada

História custodial e arquivística

O arquivo da Sociedade Teatral Micaelense foi oferecido à Biblioteca Pública de Ponta Delgada pelo Presidente dessa sociedade, o Capitão Joaquim José Marques Moreira, como está referido no ofício nº 18 de 4 de janeiro de 1938 enviado pelo Presidente da Comissão da Administrativa da Junta Geral Autónoma do distrito de Ponta Delgada. A 3 de maio desse ano foram para esta instituição remetidos os restantes livros do arquivo, tendo sido concluídos os trabalhos de liquidação.A documentação à data da sua descrição encontrava-se completamente desordenada, consequência das várias mudanças que sofreu dentro do edifício da Graça, embora pelos anos de 1950 - 1960 ainda fosse conservada, com cuidado, no então Gabinete da Direção. Foi recuperada das "Salas novas" em 1990 e 1992, inclusivé de dentro de um baú de madeira bastante carunchosa e de modo incorreto, com os consequentes prejuízos para o seu estado de conservação.

Âmbito e conteúdo

Além de livros de atas da direção, livros de correspondência, documentos administrativos e de contabilidade e outros de natureza nitidamente arquivística, inclui diversas coleções de anúncios e prospetos de espetáculos de teatro, revista, opereta e cinema, bem como guiões de peças e partituras musicais.Localização atual: Dep. 1, col. 168/1 - 169/2 Dep.1.153-163.0

Sistema de organização

A ordem original da documentação deste fundo foi irremediavelmente perdida, impondo a atribuição de uma organização técnica para efeitos de descrição. Neste sentido, optou-se por criar séries tipológicas, dentro das quais a documentação foi descrita ao nível do documento simples e do documento composto. Estabeleceram-se 16 séries designadas por: "Correspondência", "Contratos", "Declarações", "Escrituras", "Contabilidade", "Volantes", "Propostas", "Textos dramáticos", "Periódicos", "Pautas Musicais", "Procurações", "Iconografia", "Certidões", "Programas", "Formulários" e "Atas".

Idioma e escrita

Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão

Instrumentos de pesquisa

Inventário do Fundo da Sociedade Teatral Micaelense (lista dos mç e respectivo conteúdo genérico), elaborado pela Organista, Isabel Albergaria Sousa (11 fl.).

Unidades de descrição relacionadas

SOUSA, Maria Isabel Albergaria - O Teatro Micaelense e a sua actividade músico-teatral entre 1864 e 1898: dissertação de Mestrado em Ciências Musicais - Musicologia Histórica, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. de Lisboa, em 2006 (processamento de texto).Sobre a história do Teatro Micaelense, consulte-se, ainda:DIAS, Helena - O Teatro Micaelense: um corpo em mudança (http://www.teatromicaelense.pt/historia.php?content=01);RODRIGUES, Henrique de Aguiar - O Teatro Micaelense. "Insulana". Ponta Delgada. N.º 69 (2008) p. 11-23.Sobre Teatro e a Soc. Teatral Micaelense:BICUDO, Aníbal - Poeiras do passado: o teatro em S. Miguel: período de 1641-1858. In Revista Michaelense. Ponta Delgada. Anno 3.º (n.º 2) jul. 1920, p. 740-765.COUTO, Joana M. - A gerência do antigo Teatro Micaelense: a mais importante casa de espetáculos dos Açores na Belle Époque. In "Revista da Cultura". Angra do Heroísmo. N.º 10 (2019) p. 105-114.

Notas

Existem umas partituras que pertencem a este fundo que não se encontram descritas na base de dados.

Publicador

j.couto

Data de publicação

13/10/2021 16:11:03