Papéis da Provedoria do Concelho de Ponta Delgada

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Papéis da Provedoria do Concelho de Ponta Delgada

Detalhes do registo

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/MEC/0140

Tipo de título

Formal

Título

Papéis da Provedoria do Concelho de Ponta Delgada

Título paralelo

Provedoria do Concelho MS. (lombada)

Datas de produção

1832  a  1834 

Dimensão e suporte

1 liv. (222 f.)

Produtor

Provedoria do Concelho de Ponta Delgada / José Caetano Dias do Canto e Medeiros

História administrativa/biográfica/familiar

O Provedor do Concelho é um magistrado de nomeação régia, que funciona como representante do governo central nas áreas onde exercia as suas funções. Para além da aplicação das deliberações camarárias e das ordens dos Prefeitos e Sub-Perfeitos, cabia-lhes a vigilância da aplicação das leis, a chefia do policiamento dos concelhos, a redação e conservação do registo civil, a fiscalização das cobranças de impostos, a inspeção das escolas primárias, a proteção geral da indústria e o recrutamento do exército e da Guarda Nacional.Estamos perante documentos provenientes do exercício de função(ões) pública(s), ou seja, documentação recebida ou produzida no decurso de uma actividade profissional pública.

Âmbito e conteúdo

Neste livro foram encadernados documentos relativos ao período em que o morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros desempenhou funções como Provedor do Concelho de Ponta Delgada e como Secretário da Comissão Auxiliar do Resgate de Moedas de Bronze, comissão essa criada pelo decreto de 9 de Junho de 1832 (os membros desta Comissão eram os mesmos da Comissão encarregue de liquidar as dívidas do Estado nas ilhas dos Açores).Contém cartas e ofícios dirigidos ao Provedor ou seu representante [ex: alguns são dirigidos a Manuel António de Vasconcelos, na qualidade de Provedor Interino], contas diversas (ex.: conta da despesa feita com a mobíliada casa da Prefeitura da Província Oriwental dos Açores, f. 118), listas com a relação das pessoas que entregaram moedas de bronze nos diferentes Concelhos (f. 60) e rascunhos de assentos do registo civil (f. 131).Alguns documentos são cópias mas na sua maioria estamos perante originais.

Cota atual

140Dep. 2, 354/4

Instrumentos de pesquisa

Índice (f. 1-2)

Tipo u.i.

Notas

JCDCMSobre a Provedoria v. : MANIQUE, António Pedro Manique - Liberalismo e instituições administrativas, 1822-1910. "Revista do Instituto Superior Politécnico Portucalense", n.º 3, 1996, p. 21-50

Data de publicação

08/05/2020 15:35:48