Papéis relativos ao Batalhão Provisório da Guarda Cívica de Ponta Delgada
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BPARPD/PSS/MEC/0063
Tipo de título
Formal
Título
Papéis relativos ao Batalhão Provisório da Guarda Cívica de Ponta Delgada
Título paralelo
Cívicos 1833 (título na lombada)
Datas de produção
1833-09-20
a
1835-08-09
Dimensão e suporte
1 liv. (44 doc.)
História administrativa/biográfica/familiar
Este Batalhão é formado em Ponta Delgada, após a batalha da Ladeira da Velha e o embarque das tropas para a expedição do Porto, no intuito de zelar pela paz pública e combater os focos de rebelião absolutista ainda existentes em alguns zonas da ilha. O Batalhão é extinto por portaria de 27 jun. 1836, tendo sido incorporados na Guarda Nacional os elementos com os requisitos mínimos exigidos para prestarem serviço naquela força militar.
História custodial e arquivística
Esta documentação fazia parte do espólio de António Joaquim de Medeiros Correia, ajudante de campo do Comandante do Batalhão, Manuel de Medeiros Costa Canto e Albuquerque (futuro Barão das Laranjeiras), e foi oferecida ao Dr. Ernesto do Canto pelo genro do primeiro, Amaro Serpa, em 1894
Âmbito e conteúdo
Conjunto de documentos colados num livro, com resumo do conteúdo da autoria de Ernesto do Canto.Inclui cartas, participações, minutas, listas dos indivíduos que faziam parte das 6 Companhias do Batalhão, relações dos guardas que prestaram serviço na cadeia de Ponta Delgada, relação dos soldados do Batalhão destacados em Vila Franca do Campo e pequenas notas soltas.
Cota atual
63Dep. 2, 354/1
Data de publicação
05/05/2020 12:40:14