René Masset

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

René Masset

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/RM

Título

René Masset

Datas de produção

1884  a  1894 

Dimensão e suporte

17 provas fotográficas em papel directo e cianótipo

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

René Masset

História administrativa/biográfica/familiar

René Masset nasce em Serrière, próximo de Neuchâtel na Suíça. Estuda em Génova e posteriormente ingressa na Escola Politécnica de Zurique onde se licencia em 1877 -1878 em engenharia civil. Trabalha na construção do túnel de Gotardo (Suíça) e na linha de eléctrico de Valenciennes (norte de França) antes de em 1884 se ter dedicado à construção do molhe do Funchal, obra que o leva a permanecer na ilha da Madeira até 1894 e pela qual terá sido agraciado com a cruz da Ordem de Cristo. Terá depois regressado à Suíça onde trabalha em diversas obras, tanto na Suíça como em França. Morre a 23 de Agosto de 1909 vítima de uma explosão numa usina a gás em Génova.

História custodial e arquivística

A colecção de fotografias que constituem este pequeno fundo foram doadas por Catherine Oesterlé-Masset, neta de René Masset, que as envia por carta, de 16 de Janeiro de 2008, juntamente com uma pequena nota biográfica do avô, a qual serve de base à nota biográfica. Segundo Catherine Oesterlé Masset não existe quaisquer outros documentos, no arquivo do avô, relativo aos Açores.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação

Âmbito e conteúdo

O conjunto de fotografias de René Masset inclui provas fotográficas, em papel directo de colódio ou gelatina e cianótipos, a preto e branco de diferentes formatos. Integra material fotográfico relativo a paisagens na ilha de S. Miguel, do porto artificial de Ponta Delgada e dos concelhos da Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Sistema de organização

Documentação organizada segundo critérios temáticos.

Idioma e escrita

Legendas em francês.

Características físicas e requisitos técnicos

Bom e regular.

Notas

Descrição é feita ao nível da peça. No âmbito e conteúdo são utilizadas palavras - chaves com controlo de vocabulário.As espécies da colecção de fotografias de René Masset não estão datadas. No entanto, a análise dos dados biográficos do autor permite supor que se realizaram entre 1884 e 1894 datas para as quais é referido a trabalhar na lha da Madeira. Em relação ao conjunto de cianótipos incluídos no fundo (provas 1 a 7) parecem documentar o temporal ocorrido em Ponta Delgada a 7 de Dezembro de 1894 que destrói parte do porto da cidade. As provas mostram a destruição de parte do cais e outros estragos que foram noticiados nos jornais micaelenses da época, como a devastação dos armazéns Bensaúde e do farol. Uma das provas (nº 2) é muito semelhante a uma fotografia da Colecção Alberto Férin Sotto-Mayor reproduzida na obra de Manuel Ferreira, "Ponta Delgada". A história e armorial, com a legenda "Os resultados do medonho temporal de 7 de Dezembro de 1894, que destruiu 180 metros de paredão, arrebatando o famoso "Titan", dois guindastes e 30 wagons, num prejuízo à volta de 800 contos".Duas das provas em papel directo ilustram uma outra fase do porto de Ponta Delgada, provavelmente anterior ao temporal, durante a sua construção. Existem também outras provas em papel directo que representam paisagens de vários pontos da ilha de S. Miguel, legendadas pelo autor. Parece possível que René Masset ao ser encarregue da construção do porto do Funchal se tenha deslocado a título pessoal a S. Miguel, entre 1884 e 1894, realizando parte das provas fotográficas que compõem a sua colecção sobre a ilha.Dep. 7, 158/3

Data de publicação

27/12/2012 14:55:25