Arquivo António Machado Pires

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arquivo António Machado Pires

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/AMP

Tipo de título

Atribuído

Título

Arquivo António Machado Pires

Datas de produção

1975  a  1992 

Dimensão e suporte

2 m/l

Extensões

1 Maço
10 Caixas
2 Metros lineares
1 Pasta

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Produtor

António Manuel de Bettencourt Machado Pires, Professor Doutor

Localidade

Ponta Delgada

Estatuto legal

Depósito: contrato de 27 set. 2011; auto de receção de 20 out. 2015.De acordo com a cláusula 2.ª do contrato de depósito: "Com este acordo não perde o depositante a condição de proprietário do património documental (...)".

História custodial e arquivística

Incorporado um 1.º conjunto de documentação, em 27 set. 2011, de acordo com o contrato de depósito, da mesma data, e entregue pelo proprietário / produtor, que o detinha no seu anterior gabinete, na Univ. dos Açores.Encontra-se acondicionado em caixas de cartão, quase todas de papel A4.Incorporado um 2.º conjunto de documentação (1 mç), em 16 fev. 2012, e um 3.º (1 pt), em 19 out. 2015, entregues pelo proprietário / produtor.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

1.ª fase: Univ. dos Açores (gabinete do proprietário / produtor).2.ª e 3.ª fases: residência do produtor.

Âmbito e conteúdo

Documentação de funções (impressa e manuscrita), na qualidade de professor universitário e de reitor da Univ. dos Açores, além de jurado em provas académicas e vogal de comissões inter-universitárias.A documentação incorporada na 1.ª fase reporta-se essencialmente a 3 áreas:- teses (apontamentos e anotações para arguição e classificação);- legislação universitária; e- história da Univ. dos Açores.O 2.º conjunto entregue inclui documentação relativa ao período de 1975 a 1992 e referente ao Instituto Universitário dos Açores, Universidade dos Açores, projeto de criação de uma universidade aberta, outros projetos, programas, relatórios e propostas.A 3.ª incorporação reporta-se a correspondência e outra documentação relativas ao exercício de funções como reitor da Universidade dos Açores (1986-1992).Localização actual: Dep. 7, col. 87/5 - 88/2.

Condições de acesso

De acordo com a cláusula 6.ª do contrato de depósito: "(...) a comunicabilidade dos documentos depositados será restringida apenas a investigadores munidos de uma autorização, em declaração passada pelo proprietário do conjunto documental depositado."

Condições de reprodução

Nos termos da cláusula 7.ª do contrato de depósito: "O primeiro outorgante [a BPARPD] não pode ceder a terceiros, a qualquer título, a documentação depositada, sem que para isso esteja expressamente autorizado pelo segundo outorgante [o proprietário / produtor]."

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Pastas, dossiers e teses académicas.

Instrumentos de pesquisa

Descrição inserida no auto de receção.

Data de publicação

19/10/2015 19:30:24