Dórdio Guimarães

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Dórdio Guimarães

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/DG

Tipo de título

Atribuído

Título

Dórdio Guimarães

Datas de produção

1907  a  1997-11-17 

Dimensão e suporte

9.747 doc., 1840 provas a cor, 740 provas a preto e branco, 75 negativos e 13 slides

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

História administrativa/biográfica/familiar

Dórdio Leal Guimarães nasce a 10 de março de 1938 no Porto e veio a falecer a 2 de julho de 1997 em Lisboa. Filho do cineasta Manuel Guimarães participa em alguns dos seus filmes, como ator e como assistente de produção, sendo responsável pela conclusão de “Cântico Final”, último filme de seu pai. Além de realizador foi também jornalista e escritor, tendo publicado artigos na imprensa nacional e livros, alguns em prosa, mas sobretudo de poesia, destacando-se, entre estes, os que dedica a Cynthia, pseudónimo que atribui a Natália Correia, de quem foi colaborador, amigo e, no final de vida, marido. Casa com Natália Correia em 1990.

História custodial e arquivística

Datado de 14 de janeiro de 1997, o testamento de Dórdio Leal Guimarães nomeia o Governo Regional dos Açores como principal beneficiário dos seus bens e dos da escritora Natália Correia. É a este que lega o recheio da casa, incluindo mobiliário, esculturas, pinacoteca, biblioteca, acervo da exposição “Homenagem Natália Correia” e os manuscritos das obras publicadas. Relativamente aos inéditos são destinados à Biblioteca Nacional de Portugal, primeira instituição que acolhe os dois arquivos.Após a morte de Dórdio Guimarães uma equipa coordenada pela arquiteta Helena Roseta, primeira testamenteira, procedeu ao inventário, ainda em casa do casal, de todos os bens. Em relação ao arquivo conta com a colaboração da Biblioteca Nacional de Portugal para proceder a uma organização preliminar segundo o plano de classificação do Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea, onde deu depois entrada. Aqui deu-se em 1999 início ao tratamento arquivístico do arquivo Natália Correia, mas o de Dórdio Guimarães permanece intacto. Só em 2012, após a sua transferência para a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, realizada em 2010, é iniciada a descrição do arquivo de Dórdio Guimarães, a qual veio a ser concluída em 2014.Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a tarefa a realizar esteve largamente condicionada pelo esquema organizativo do Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação doada por testamento de Dórdio Leal de Guimarães, datado de 14 de janeiro de 1997, ao Governo Regional dos Açores, no caso dos manuscritos de textos publicados, e à Biblioteca Nacional de Portugal no caso dos inéditos. O arquivo deu entrada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada em dezembro de 2010 vindo da Biblioteca Nacional de Portugal, onde se encontrava em depósito desde 1999.

Âmbito e conteúdo

O arquivo inclui documentos relativos a vários projetos de Dórdio Guimarãescomo guionista e como escritor. Inclui vários manuscritos do titular do arquivo, muitos deles ainda inéditos, provas fotográficas e documentos biográficos além de uma vasta correspondência. Existe um conjunto importante de docuumentos da autoria do pai de Dórdio Guimarães, o cineasta Manuel Guimarães, bem como de Natália Correia amiga intíma de Dórdio Guimarães a quem este dedica vários livros de poemas, intitulados Cynthia. Nos ultimos anos da sua vida, após a morte da escritora em 1993, Dórdio centra-se numa produção literária em torno de Natália Correia e na criação de uma Fundação com nome desta. Inclui também documentos de natureza pessoal, como certidões, diplomas, documentos médicos e bancários, escrituras, agendas e cadernos de notas, e de recortes de imprensa de artigos publicados por Natália Correia, ou que a ela se referem, em jornais e revistas.

Sistema de organização

Os documentos do arquivo Dórdio Guimarães não se encontravam, à morte do seu titular, organizados. A organização do fundo obedece a critérios estabelecidos pelo Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea em seis séries, essencialmente tipológicas. A grande divisão estabelece-se entre Documentos de Autor e Documentos de Terceiros, correspondendo três séries a cada uma das divisões. A primeira série considerada é a de "Manuscritos de Autor", classificando-se várias sub-séries, segundo o género literário de "Prosa", "Poesia", "Teatro", "Desenhos", "Traduções". Segue-se a série "Correspondência" dividida em "Cartas do Autor" e "Cartas ao Autor". Por fim o último grande grupo sobre o autor considerado são os "Documentos Anexos" organizado nas sub-séries "Documentos biográficos", "Recortes de Imprensa" e "Iconografia". As mesmas séries e subséries são igualmente utilizadas para documentos de Terceiros.Relativamente ao esquema definido pelo arquivo da Cultura Contemporânea Portuguesa foi criada uma seção relativa a documentos relacionadas da Fundação Natália Correia.

Idioma e escrita

Francês e Inglês

Instrumentos de pesquisa

Fototeca Dórdio Guimarães. Fichas de inserção de espécie, 3 vol.

Unidades de descrição relacionadas

O arquivo Natália Correia, amiga pessoal de Dórdio Guimarães desde a década de sessenta do século XX possui vários documentos, como manuscritos, provas fotográficas, notas e documentos biográficos da autoria ou com referências ao cineasta e poeta.O arquivo Natália Correia encontra-se também na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Data de publicação

23/11/2015 13:30:48