Registos de nascimentos da paróquia de Flamengos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registos de nascimentos da paróquia de Flamengos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/PRQ/PHRT07-CP/01/03

Tipo de título

Atribuído

Título

Registos de nascimentos da paróquia de Flamengos

Datas de produção

1835-04-24  a  1836-12-21 

Dimensão e suporte

1 livro, papel.

Produtor

Comissariado de Paróquia de Flamengos.

Contexto geral

Legislação de Mouzinho da Silveira.

História custodial e arquivística

Este livro foi incorporado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça pela Conservatória do Registo Civil da Horta.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação.

Âmbito e conteúdo

O livro contém vários registos de nascimentos da freguesia, ou paróquia civil, de Flamengos. Toda a informação contida neste livro foi gravada pelo escrivão do registo civil, José Luís Pereira de Sousa. No entanto, a autoridade referida inicialmente nos textos perante a qual os registos foram efetuados designava-se confusamente: provedor do concelho de paróquia da freguesia de Flamengos. A partir do início do ano de 1836, esta autoridade civil passou a ser naturalmente referida como: comissário de paróquia. O código administrativo de 1836, de 31 de dezembro, substituiu a figura do comissário pela do regedor, que se manteve até 1976. Ao livro, acrescentou-se-lhe, em 2015-11-25, um fragmento em papel referente a um registo de um nascimento ocorrido em 1837-01-22. Transcrição do registo: Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de 1837 às duas horas da tarde nesta freguesia dos Flamengos perante mim o comissário de paróquia desta dita freguesia compareceu Francisco Inácio Cardoso de trinta e dois anos de idade, casado trabalhador natural e residente nesta dita freguesia filho de Manuel Inácio Cardoso e de sua mulher Felícia de Jesus o qual me apresentou uma criança do sexo masculino nascida aos vinte e dois dias do mês supra, pelas nove horas da noite filho dele declarante e de sua mulher Angélica Luísa de vinte e nove anos de idade casada natural e residente nesta dita freguesia filha de José Garcia Duarte e de sua mulher Josefa de Jesus a qual criança querem dar o nome de António. Sendo feita esta apresentação declararam na presença das testemunhas. Compreende – relação de 1857.

Cota atual

C3.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: regular. Foi reencadernado na BPARJJG e as lacunas do seu suporte foram preenchidas com o papel de restauro. Faltam-lhe alguns fólios.

Tipo u.i.

Unidades de descrição relacionadas

Livros de registos de batismos da paróquia de Flamengos.

Data de publicação

13/07/2020 15:20:56