Registos de nascimentos da paróquia de Flamengos
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BPARJJG/PRQ/PHRT07-CP/01/03
Tipo de título
Atribuído
Título
Registos de nascimentos da paróquia de Flamengos
Datas de produção
1835-04-24
a
1836-12-21
Dimensão e suporte
1 livro, papel.
Produtor
Comissariado de Paróquia de Flamengos.
Contexto geral
Legislação de Mouzinho da Silveira.
História custodial e arquivística
Este livro foi incorporado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça pela Conservatória do Registo Civil da Horta.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Incorporação.
Âmbito e conteúdo
O livro contém vários registos de nascimentos da freguesia, ou paróquia civil, de Flamengos. Toda a informação contida neste livro foi gravada pelo escrivão do registo civil, José Luís Pereira de Sousa. No entanto, a autoridade referida inicialmente nos textos perante a qual os registos foram efetuados designava-se confusamente: provedor do concelho de paróquia da freguesia de Flamengos. A partir do início do ano de 1836, esta autoridade civil passou a ser naturalmente referida como: comissário de paróquia. O código administrativo de 1836, de 31 de dezembro, substituiu a figura do comissário pela do regedor, que se manteve até 1976. Ao livro, acrescentou-se-lhe, em 2015-11-25, um fragmento em papel referente a um registo de um nascimento ocorrido em 1837-01-22. Transcrição do registo: Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de 1837 às duas horas da tarde nesta freguesia dos Flamengos perante mim o comissário de paróquia desta dita freguesia compareceu Francisco Inácio Cardoso de trinta e dois anos de idade, casado trabalhador natural e residente nesta dita freguesia filho de Manuel Inácio Cardoso e de sua mulher Felícia de Jesus o qual me apresentou uma criança do sexo masculino nascida aos vinte e dois dias do mês supra, pelas nove horas da noite filho dele declarante e de sua mulher Angélica Luísa de vinte e nove anos de idade casada natural e residente nesta dita freguesia filha de José Garcia Duarte e de sua mulher Josefa de Jesus a qual criança querem dar o nome de António. Sendo feita esta apresentação declararam na presença das testemunhas. Compreende – relação de 1857.
Cota atual
C3.
Idioma e escrita
Português.
Características físicas e requisitos técnicos
Estado de conservação: regular. Foi reencadernado na BPARJJG e as lacunas do seu suporte foram preenchidas com o papel de restauro. Faltam-lhe alguns fólios.
Unidades de descrição relacionadas
Livros de registos de batismos da paróquia de Flamengos.
Data de publicação
13/07/2020 15:20:56