Plano de classificação

Polícia de Segurança Pública de Horta

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Polícia de Segurança Pública de Horta

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/PSPHRT

Tipo de título

Atribuído

Título

Polícia de Segurança Pública de Horta

Datas de produção

1929-03-01  a  1992-12-31 

Dimensão e suporte

116 livros; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Polícia de Segurança Pública de Horta.

História administrativa/biográfica/familiar

O nascimento de um comando de polícia de segurança pública, a atual PSP, ocorreu possivelmente na passagem da década de 20 para a de 30. A história da PSP está indissociavelmente ligada à da polícia cívica do distrito da Horta, a tal ponto que, por vezes, não se consegue encontrar nos documentos a linha de demarcação.O jornal <Tribuna das ilhas>, número 553, de 25 de janeiro de 2013, contém, na sua página 10, um artigo de Fernando Faria denominado <A criação da Polícia de Segurança Pública na Horta>.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Entrega feita a título de depósito pela Polícia de Segurança Pública da Horta no dia 27 de junho de 2014. Junto com a sua documentação, a PSP entregou também os livros da administração do concelho da Horta e os da polícia cívica do distrito da Horta. A assinatura do protocolo foi efetuada por parte da PSP pelo comandante do comando regional dos Açores da PSP: o superintendente José Augusto Barros Correia, e por parte da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça pelo seu diretor: Luís Manuel Pita São Bento (ver o artigo relativo a esta entrega no jornal faialense em papel Incentivo de 2014-07-01).

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído pelos livros que refletem a atividade do comando da Polícia de Segurança Pública da Horta. Para além da informação referente ao seu pessoal e à contabilidade, contém os registos relativos ao exercício das competências policiais propriamente ditas, algumas das quais são uma herança do extinto corpo da polícia cívica. O fundo não se esgota nos livros de arquivo da PSP. Dele fazem também parte os seguintes livros da sua biblioteca: Regulamento policial do governo civil da Horta de 1954, Manual prático de instrução dos guardas da PSP de 1954, Código da estrada de 1954, Fichas de disposições transgredidas no âmbito do código da estrada de 1954, Instruções provisórias para o combate da infantaria de 1955, Regulamento disciplinar do pessoal da PSP de 1955, Regulamento para a instrução de ordem unida de 1956, Instruções provisórias para a manutenção da ordem de 1961, Instruções provisórias sobre organização e emprego da companhia móvel e unidades da PSP de 1961, Regulamento para o serviço das esquadras e postos da PSP de 1961, Regulamento da instrução na PSP de 1963, Instruções provisórias sobre o emprego dos carros patrulha e rede de avisadores da PSP de 1964, Regulamento de venda ambulante na cidade da Horta de 1974, Anuário da Escola Prática de Polícia de 1979, Instrução tática de 1979.

Sistema de organização

Classificação funcional.

Condições de acesso

O acesso aos documentos deste fundo encontra-se condicionado à apresentação prévia de uma autorização escrita da PSP da Horta para o efeito.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Unidades de descrição relacionadas

Fundo da polícia cívica do distrito da Horta e, mais longiquamente, o da administração do concelho da Horta.

Data de publicação

19/04/2021 15:28:05