JOSÉ DE SOUSA BRASIL
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARLSR/PSS/CHARRUA
Tipo de título
Atribuído
Título
JOSÉ DE SOUSA BRASIL
Datas de produção
1910-06-24
a
1988
Dimensão e suporte
317 documentos
Extensões
2 Caixas
1 Maço
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Produtor
José de Sousa Brasil
História administrativa/biográfica/familiar
José de Sousa Brasil, conhecido por «O Charrua», adotou a alcunha da família e assinava frequentemente com «De JSBCharrua» os seus papéis, pondo nisso cuidados caligráficos. Nasceu nas Cinco Ribeiras, Ilha Terceira, em 24 de junho de 1910, segundo o próprio; porém, o seu assento de batismo diz que nasceu «às sete horas da tarde do dia vinte e cinco do mês de junho do ano de mil novecentos e dez» (BPARAH, Paroquiais, Nossa Senhora do Pilar, Cinco Ribeiras, lv. nº 51, fls. 10v-11). Faleceu em 5 de Agosto de 1991, na freguesia de Santa Bárbara da mesma Ilha.Foi um distinto e inigualável poeta popular, cantador de improviso. Ganhou grande reputação e o mais alto apreço popular, não só nos Açores como nas diversas comunidades de emigrantes açorianos espalhadas pelo mundo. Apesar dos seus minguados estudos, terá lido algum Camões e autores portugueses dos finais do século XIX, em especial os do último Romantismo, cujo gosto e sentir se coadunavam com a sua fina sensibilidade apaixonada. Continua a ser tido e reconhecido, pelo povo e pelos seus pares, como o maior e mais notável cantador de desafio de todos os tempos.Charrua gostava de escrever, deixou várias composições poéticas, entre as quais sonetos. Quando ausente na Califórnia, onde foi inúmeras vezes, a convite, para cantorias ao desafio, escrevia cartas em verso à mulher, Lurdes. Viuvou em 1972.Casou em segundas núpcias no ano seguinte com a grande cantadeira Maria Angelina Turlu, por quem sempre havia nutrido grande admiração.
História custodial e arquivística
Em 2008, na sequência da publicação de Mário Pereira da Costa, "Aurora e Sol Nascente: Turlu e Charrua", a sua filha Maria do Socorro confiou à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo o espólio literário de seu pai.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Fundo doado pela sua filha Maria do Socorro, pelo sobrinho da Turlu, Mário Pereira da Costa e pelo neto de Charrua, José Manuel Brasil Mendes.
Âmbito e conteúdo
O Fundo Charrua é constituído por 317 documentos, nomeadamente: 2 documentos de correspondência recebida; 37 documentos pessoais; 252 poemas dele e 26 documentos vários (poemas de outros autores, discos de vinil, panfletos, jornais, recortes de jornais e uma capa em cartão)
Sistema de organização
O fundo foi distribuído por 3 secções, correspondendo aos documentos resultantes da atividade do autor. As séries são tipológicas. Houve necessidade de criar uma coleção, com os documentos, que não puderam ser inseridos nas secções criadas.As secções e séries estão ordenadas alfabeticamente. Os documentos estão ordenados cronologicamente e alfabeticamente quando não possui data.
Condições de acesso
Acesso livre
Condições de reprodução
Aceso livre
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Instrumentos de pesquisa
Archeevo
Existência e localização de originais
Depósito 16, Bloco 8 Superior, Estante 4, Prateleira 4-5
Data de publicação
04/04/2018 16:44:58