Visconde de Santana
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARJJG/PSS/VS
Tipo de título
Atribuído
Título
Visconde de Santana
Datas de produção
1862-01-17
a
1870-08-25
Dimensão e suporte
1 envelope, papel.
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.
Produtor
Guerra, Manuel Alves. Visconde de Santana.
História administrativa/biográfica/familiar
Manuel Alves Guerra, 1.º barão e 1.º visconde de Santana: Lisboa, 1814 - Horta, 1895. Foi presidente da junta geral, membro do conselho de distrito, governador civil substituto, administrador dos tabacos, presidente da associação comercial e agente consular da Bélgica, Suécia, Noruega e Brasil. Possuidor de uma grande riqueza e de várias condecorações, era, no entanto, um homem muito prestável e generoso (fonte: Fernando Faria Ribeiro, Em dias passados: figuras, instituições e acontecimentos da história faialense, edição do Núcleo Cultural da Horta, 2007, páginas 59 e 60).
História custodial e arquivística
Eventualmente houve uma transmissão dos documentos entre os descendentes do visconde até que, em data incerta, foi feita a cedência dos documentos ao arquivo distrital da Horta.
Âmbito e conteúdo
Vários documentos de mercê relativos a Manuel Alves Guerra, exceto o último: 1. Carta de 1862-01-17: D. Luís, por graça de Deus rei de Portugal e dos Algarves, etc., como grão-mestre, governador e perpétuo administrador de todas as ordens militares do reino, faço saber aos que esta minha carta virem que, tomando em consideração as circunstâncias de Manuel Alves Guerra, proprietário e negociante de grosso trato na cidade da Horta, da ilha do Faial, os valiosos serviços por ele feitos no exercício de vários cargos administrativos, e especialmente os que tem prestado com reconhecido desinteresse para os melhoramentos de utilidade pública, e em auxílio dos povos nas diversas crises alimentícias daquele distrito, hei por bem fazer-lhe mercê de o nomear comendador da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Etc. 2. Ofício do Ministério do Reino, de 1863-07-17, comunicando-lhe a atribuição, pelo decreto de 1863-07-11, do título de barão de Santana. Contém o respetivo envelope. 3. Ofício do Ministério do Reino, de 1865-05-05, concedendo-lhe a autorização para a aceitação da nomeação de cavaleiro da Ordem de Leopoldo com que foi agraciado pelo rei da Bélgica. 4. Ofício do Ministério do Reino, de 1866-01-18, concedendo-lhe a respetiva autorização para a aceitação de uma mercê dada pelo rei de Itália: a nomeação de oficial da Ordem de São Maurício e São Lázaro. 5. Ofício do mesmo ministério, de 1870-08-22, participando-lhe a atribuição do título de visconde de Santana: decreto de 1870-08-16. 6. Carta de 1870-08-25 pela qual o rei D. Luís I lhe atribuiu formalmente o título de visconde de Santana. 7. Diploma do grau de comendador da Ordem da Benemerência, de 1941-08-18, conferido a Maria Guerra do Amaral pelo presidente da República. Este documento, devido à sua natureza e ao nome da respetiva beneficiária, poderá eventualmente ter pertencido a uma familiar do visconde.
Sistema de organização
Ordenação cronológica.
Condições de acesso
Comunicável.
Idioma e escrita
Português.
Características físicas e requisitos técnicos
Estado de conservação: regular.
Instrumentos de pesquisa
Inventário.
Notas
Localização: C3.
Data de publicação
24/02/2017 09:49:23