Visconde de Santana

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Visconde de Santana

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PSS/VS

Tipo de título

Atribuído

Título

Visconde de Santana

Datas de produção

1862-01-17  a  1870-08-25 

Dimensão e suporte

1 envelope, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Guerra, Manuel Alves. Visconde de Santana.

História administrativa/biográfica/familiar

Manuel Alves Guerra, 1.º barão e 1.º visconde de Santana: Lisboa, 1814 - Horta, 1895. Foi presidente da junta geral, membro do conselho de distrito, governador civil substituto, administrador dos tabacos, presidente da associação comercial e agente consular da Bélgica, Suécia, Noruega e Brasil. Possuidor de uma grande riqueza e de várias condecorações, era, no entanto, um homem muito prestável e generoso (fonte: Fernando Faria Ribeiro, Em dias passados: figuras, instituições e acontecimentos da história faialense, edição do Núcleo Cultural da Horta, 2007, páginas 59 e 60).

História custodial e arquivística

Eventualmente houve uma transmissão dos documentos entre os descendentes do visconde até que, em data incerta, foi feita a cedência dos documentos ao arquivo distrital da Horta.

Âmbito e conteúdo

Vários documentos de mercê relativos a Manuel Alves Guerra, exceto o último: 1. Carta de 1862-01-17: D. Luís, por graça de Deus rei de Portugal e dos Algarves, etc., como grão-mestre, governador e perpétuo administrador de todas as ordens militares do reino, faço saber aos que esta minha carta virem que, tomando em consideração as circunstâncias de Manuel Alves Guerra, proprietário e negociante de grosso trato na cidade da Horta, da ilha do Faial, os valiosos serviços por ele feitos no exercício de vários cargos administrativos, e especialmente os que tem prestado com reconhecido desinteresse para os melhoramentos de utilidade pública, e em auxílio dos povos nas diversas crises alimentícias daquele distrito, hei por bem fazer-lhe mercê de o nomear comendador da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Etc. 2. Ofício do Ministério do Reino, de 1863-07-17, comunicando-lhe a atribuição, pelo decreto de 1863-07-11, do título de barão de Santana. Contém o respetivo envelope. 3. Ofício do Ministério do Reino, de 1865-05-05, concedendo-lhe a autorização para a aceitação da nomeação de cavaleiro da Ordem de Leopoldo com que foi agraciado pelo rei da Bélgica. 4. Ofício do Ministério do Reino, de 1866-01-18, concedendo-lhe a respetiva autorização para a aceitação de uma mercê dada pelo rei de Itália: a nomeação de oficial da Ordem de São Maurício e São Lázaro. 5. Ofício do mesmo ministério, de 1870-08-22, participando-lhe a atribuição do título de visconde de Santana: decreto de 1870-08-16. 6. Carta de 1870-08-25 pela qual o rei D. Luís I lhe atribuiu formalmente o título de visconde de Santana. 7. Diploma do grau de comendador da Ordem da Benemerência, de 1941-08-18, conferido a Maria Guerra do Amaral pelo presidente da República. Este documento, devido à sua natureza e ao nome da respetiva beneficiária, poderá eventualmente ter pertencido a uma familiar do visconde.

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: regular.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Notas

Localização: C3.

Data de publicação

24/02/2017 09:49:23