Partituras - Caixa 08

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Partituras - Caixa 08

Detalhes do registo

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARPD/COL/MSM/008

Tipo de título

Atribuído

Título

Partituras - Caixa 08

Datas descritivas

Séc.s XVIII - XIX

Dimensão e suporte

6 doc.; papel.

Âmbito e conteúdo

Nesta caixa estão presentes: uma obra de José Joaquim dos Santos, uma obra de Nicolò Piccini, uma obra de David Perez, uma obra impressa de Madalena Laura Syrmen e duas obras de autoria anónima. Partituras não datadas.José Joaquim dos Santos (c.1748-1801), compositor e organista, estudou com David Perez (Vieira, 1900:2, pp.274-276). Foi, desde 1763, Mestre de solfa e mais tarde, em 1773, passou a Mestre efetivo no Seminário da Patriarcal. Desde 1768, foi, também, organista, cantor e Mestre da Capela Real.David Perez (1711-1778) foi um compositor e violinista italiano que, depois de 1733, trabalhou ao serviço do príncipe de Aragona, Diego Naselli, onde estreou a sua primeira ópera La Nemica Amante. Antes de chegar a Portugal, foi Mestre de Capela Real Palatina de Palermo, até 1748 e, no ano seguinte, torna-se Mestre de capela da Basílica de São João de Latrão, em Roma. Chegou a Portugal, em 1752, a convite do Rei D. José I e assumiu os cargos de Mestre de música da infanta D. Maria (futura Rainha D. Maria I) e diretor de música da corte. Para além de ter sido um compositor de música sacra, também esteve muito ligado à música operática. Foi professor do compositor José Joaquim dos Santos.Nicolò Piccini (1728-1800), foi um compositor e professor italiano que, embora seja conhecido pelas suas óperas, também compôs música sacra e instrumental. Foi professor de música na Royal School of Music. Professor de João de Sousa Carvalho (1745-1798), compositor da corte de D. Maria I.Maddalena Laura Lombardini Sirmen (1745-1818), estudou violino com Giuseppe Tartini (1692–1770). Sabemos que algumas das suas obras foram adaptadas, incluindo o Concerto que está catalogado, desta Coleção.

Tradição documental

Tipologia documental

Cota atual

COL/MSM/cx.08Dep. 7, col. 137/3

Idioma e escrita

Português, inglês e latim.

Tipo u.i.

Data de publicação

20/08/2021 12:42:04