João José da Graça

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

João José da Graça

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PSS/JJG

Tipo de título

Atribuído

Título

João José da Graça

Datas de produção

1857  a  1893 

Dimensão e suporte

1 caderno de recortes, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Graça Júnior, João José da.

História administrativa/biográfica/familiar

João José da Graça Júnior: Horta 1836-04-15, 1893-09-14. Jornalista, professor liceal, advogado e escritor. Exerceu o cargo de presidente da câmara durante cinco anos, período durante o qual foi criada, em 1886, a bilioteca municipal. Foi o introdutor da imprensa na ilha do Faial: a ele se deve o nascimento do Incentivo, o primeiro jornal faialense, em 1857-01-10 (fonte: Fernando Faria Ribeiro, Em dias passados: figuras, instituições e acontecimentos da história faialense, edição do Núcleo Cultural da Horta, 2007, páginas 12, 19 e 246). Tendo-se publicamente verificado que João José da Graça foi um modelo de auto-didata de múltiplas aptidões e rara intuição, e que o trajeto da sua vida multifacetada testemunha o perfil de um homem culto, dinâmico e empenhado na causa pública, que se desdobrou pela atividade de jornalista, de professor, de advogado, de escritor e de político, sendo, porém, o facto mais marcante o seu percurso na introdução, no ex-distrito da Horta, da imprensa e do seu primeiro periódico, o que fez com que marcasse de forma insofismável, a trama histórica do lugar onde nasceu, o Conselho do Governo Regional dos Açores decidiu, em homenagem ao homem cujo nome está associado à história local e ao seu património cultural e social, atribuir, em 2008, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta a denominação Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (fonte: resolução número 109/2008 de 2008-07-17 do Conselho do Governo Regional dos Açores).

História custodial e arquivística

Há muito que o caderno se encontra à guarda do Arquivo Regional da Horta. Não são conhecidas as circunstâncias da sua cedência.

Âmbito e conteúdo

Uma coleção de vários artigos de João José da Graça Júnior (1836-1893) avulsamente publicados na imprensa entre 1857-01-31 e 1861-08-23, e recortados e colados no caderno pelo próprio, como se comprova pela seguinte nota do autor ao seu artigo Alfândega da Horta: Foi este o artigo que deu lugar à suspensão do Incentivo e à perseguição que me fizeram como seu redator, sofrendo a pena de seis meses de prisão e 200$ [réis] de multa. Nota ao artigo subsequente que, trata-se da exceção, não é da sua autoria e refere-se à sua presença no tribunal: Para esclarecimento da questão é que coleciono aqui o extrato da sessão da audiência que me julgou feito por um amigo. Nota imediata: Durante a minha prisão, coartada a liberdade do pensamento para me poder mesmo defender, publiquei um papel burlesco, intitulado a Torcida... Após o último artigo, e já depois do falecimento do autor, alguém utilizou uma página do caderno para o relato das causas da morte de João José da Graça.

Sistema de organização

Não aplicável.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: regular. A tinta ferrogálica utilizada poderá futuramente comprometer a qualidade do suporte.

Instrumentos de pesquisa

DigitArq.

Notas

Localização: C3.

Data de publicação

22/02/2017 11:32:37