José António Baptista Velho Arruda
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARPD/PSS/JABVA
Tipo de título
Atribuído
Título
José António Baptista Velho Arruda
Datas de produção
1574
a
1980
Dimensão e suporte
218 (196 mç. + 19 liv. + 1 pt. + 2 cx.)
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Produtor
[null]
História administrativa/biográfica/familiar
Nasce a 19 de maio de 1919, na freguesia de São Pedro, Ponta Delgada, filho único de Joaquim Monteiro Arruda, oficial do exército, e de Emília Machado Baptista, e falece no mesmo local, a 13 de novembro de 1986.Frequenta engenharia civil no Instituto Superior Técnico, é funcionário da Repartição de Finanças à data do seu casamento, a 22 de dez. 1943, com Maria Teresa Faria e Maia de Aguiar, c/g.Em 1946 é funcionário do Instituto Meteorológico Nacional, em Angra do Heroísmo, sob a direção do Tenente Coronel José Agostinho. Passa depois para a Direção de Obras Públicas (chefe de conservação em Santa Maria) da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada, entre de 1948? e 1975.Na reforma, depois de sócio de uma efémera empresa “Ecal”, constituiu uma empresa de construção civil e obras públicas com 4 sócios, “Proínsula, Lda”, sendo um dos gerentes.Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, de 11 de Junho 1952 até 7 de Maio de 1955, e presidente de 8 de Maio de 1955 a 19 de Novembro de 1959, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto em 1954.Na presidência da Câmara de Vila do Porto, por deliberação de 28 fev. 1958 é custeada a publicação do XV volume do Arquivo dos Açores, editado no ano seguinte, cujos trabalhos de investigação e recolha foram efectuados pelo Dr. Manuel Monteiro Velho Arruda e criteriosamente ordenados e anotados pelo Dr. João Bernardo de Oliveira Rodrigues.Foi um dos fundadores da Associação Agrícola de S. Miguel, em 1975, e presidente do Clube Micaelense no biénio de 1983/84.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Contrato de depósito assinado em 23 set. 2011.
Sistema de organização
Organizado pelas seguintes seções conforme o rol de documentos que acompanhou o depósito:A- Almotaçaria (1614-1832): 7 mçB- Assuntos militares: 1 mçC- Livros de foros: 4 lvD- Inventários (1640-1789): 29 mçE- Registo de testamentos: 14 lvF- Documentos da casa do capitão-mór: 2 mçG- Dízimos: 2 mçH- Misericórdia (1574-1818): 5 mçI- Documentos diversos (séc.s XVI-XIX): 68 mçJ- Livro dos juramentos dos empregados públicos: 1 lvK- Testamentos: 16 mç, 1 ptL- Tabelionato (1649-1757): 12 mçM- Confrarias, irmandades, ermidas, recolhimento: 7 mçN- Câmara (acórdãos, tombo, receita e despesa, diversos) - (1576-1837): 27 mçO- Provedoria dos Resíduos: 19 mçP- Instrumentos de acesso, listas, extratos, transcrições: 2 cx.
Instrumentos de pesquisa
Lista de unidades arquivísticas, organizada pelas secções e séries documentais constituídas pelo produtor e intitulada "Rol de documentos que deverão ser conservados em um corpo, cõforme disposição testamentaria".Lista de instrumentos de acesso e outros documentos, inserida no contrato de depósito, cláusula 1.ª, items 1 a 7.Listas (parciais) anexas aos autos de receção de 16 e de 18 nov. 2010.Instrumentos de acesso elaborados pelo produtor.Ficheiro Excel contendo informação sobre testadores, autores de heranças (inventariados) e instituidores de vínculos, bem como os respetivos cônjuges, e remetendo para os documentos correspondentes.
Unidades de descrição relacionadas
Administração do Concelho de Vila do PortoCâmara Municipal de Vila do PortoCartórios notariais de Vila do PortoJuízo dos Órfãos da ilha de Santa MariaProvedoria dos Resíduos da ilha de Santa Maria
Notas
O contrato de depósito foi precedido por entregas parciais da documentação, para duas das quais foram lavrados autos de receção, datados de 16 e de 18 nov. 2010.Na lista anexa ao auto de 18 nov. 2010 foi descrito, sob o n.º 30, 1 mç da SR Documentos diversos (séc.s XVII-XX), que não constava no "Rol de documentos...".A lista de instrumentos de acesso, inserida no contrato de depósito, inclui, também, 4 lv de registo de testamentos, 1 mç de inventários e 1 mç de documentos diversos (quitações, certidões) que não tinham sido incluídos no "Rol de documentos...".Em 24 jun. 2014, foi efetuada a reorganização do mç H / SR Inventários, pelo depositante, Eng.º Manuel Aguiar Velho Arruda.Em jul. 2014 foi entregue pelo mesmo depositante um ficheiro Excel no qual inserira toda a informação existente em fichas nominais, individuais, relativas a testamentos, inventários orfanológicos e processos de administração vincular.
Data de publicação
11/06/2021 08:52:44