Paróquia das Cinco Ribeiras

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia das Cinco Ribeiras

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PRQ/AGH05

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia das Cinco Ribeiras

Datas de produção

1879-03-05  a  1911-03-28 

Dimensão e suporte

10 livros

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Paróquia das Cinco Ribeiras (Nossa Senhora do Pilar)

História administrativa/biográfica/familiar

As Cinco Ribeiras é uma freguesia rural, com 704 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 61,9 hab/km², situada na costa sudoeste da ilha, a cerca de 11 km da cidade de Angra do Heroísmo. Foi elevada a freguesia em 1879, por desmembramento da freguesia de Santa Bárbara, a que pertencia desde o povoamento daquela região da ilha. A paróquia manteve a invocação de Nossa Senhora do Pilar que lhe advinha da antiga ermida, fazendo dela orago da nova freguesia.A sua economia está centrada em torno da agro-pecuária, com destaque para a produção de leite de vaca. Se até meados dos século XX as culturas de cereais, trigo e depois milho, foram importantes, hoje a agricultura está essencialmente reduzida à produção de forragens (pastagem e milho para aproveitamento em silagem). A pastagem permanente ocupa mais de 80% da superfície agrícola útil.Nas zonas da beira-mar produziu-se algum vinho, sendo os vinhedos tradicionais substituídos pela casta americana Isabela de vinho-de-cheiro após a introdução da filoxera. Hoje os vinhedos desapareceram por não ser economicamente viável a produção.A evolução da freguesia das Cinco Ribeiras foi desde cedo marcada pela emigração, primeiro para o Brasil, depois para os Estados Unidos e finalmente para o Canadá. Ao longo do século XX, a população da freguesia manteve-se estável até meados da década de 1960; depois, graças à facilitação da emigração açoriana para os Estados Unidos a população entrou em rápido declínio, aparentando já ter estabilizado por a emigração ter virtualmente cessado há mais de uma década.No recenseamento de 2011, pelos modernos critérios demográficos, a população contava com 704 pessoas.

Localidade

Freguesia das Cinco Ribeiras (Nossa Senhora do Pilar)

História custodial e arquivística

Após o Concílio de Trento (1545-1563) foi introduzido lentamente o uso do registo paroquial no nosso país, embora, já antes nas constituições diocesanas, celebradas em Lisboa, em 1563, ficasse determinado que “em cada igreja houvesse um livro em que se escrevesse os batizados e finados”.No decorrer da proclamação da República é imposto pelo Estado Português a existência de um Registo Civil para todos, plasmada na publicação do Código de 19 de fevereiro de 1911. Este regulamento além de obrigar ao uso do registo civil para registar os atos de nascimento, casamento e óbito (entre outros), impõe a primazia do registo civil sobre a versão religiosa. A obrigatoriedade da entrega de todos os livros paroquiais para uso nas Conservatórias do Registo Civil decretada neste código teve como efeito prático que esses livros se encontrem atualmente nos acervos dos Arquivos Distritais.

Âmbito e conteúdo

Contém os livros de registos de batismos, casamentos, óbitos e rol de confessados.

Sistema de organização

Ordenação cronológica por séries.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Impressão livre das digitalizações on-lineCertidões por solicitaçãoLivre reprodução desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de emolumentos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e Guia.

Existência e localização de originais

Depósito Intermédio - Bloco 2; Estante 1; Prateleira 4.

Notas

Os documentos encontram-se digitalizados e podem ser consultados através do link que está acima indicado na Documentação associada - existência e localização de cópias.

Data de publicação

19/04/2018 10:22:17