Paróquia da Ribeirinha

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia da Ribeirinha

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PRQ/AGH08

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia da Ribeirinha

Título paralelo

Batismos, casamentos e óbitos.

Datas de produção

1624-04-17  a  1911-12-27 

Dimensão e suporte

61 livros

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Paróquia da Ribeirinha

História administrativa/biográfica/familiar

A Ribeirinha é uma freguesia do concelho de Angra do Heroísmo, situada na costa sul da ilha Terceira e distando 4,4 Km da sede, aparece como freguesia independente em 1568, na carta régia de 30 de Julho.O nome da freguesia deve-se à existência da pequena ribeira, onde se encontram algumas nascentes. No passado, estas serviram para fornecer água à população, enquanto pequenas represas naturais dessa água também serviram de locais para lavar a roupa. A freguesia tem uma topografia marcada pela Serra da Ribeirinha. O território está inserido em terrenos resultantes do Vulcão dos Cinco Picos (norte) e da Zona Basáltica Fissural (sul). A altitude máxima (410 m) é registada no Vértice Geodésico da Ribeirinha. Em termos paisagísticos, Destacam-se os pontos de vista do Miradouro da Serra da RibeirinhaAs explorações pecuárias predominantemente de gado bovino são de grande tradição na freguesia, sendo a principal abastecedora de leite. O sector dos serviços também abarca uma grossa fatia da população activa que se desloca e trabalha na cidade, não esquecendo outras actividades como a carpintaria, construção civil, restauração de mobiliário entre outras.No recenseamento geral da população de 2011 (INE, 2002) foram apurados 2 684 habitantes.São Pedro é o orago da freguesia.

Localidade

Freguesia do Ribeirinha

História custodial e arquivística

Após o Concílio de Trento (1545-1563) foi introduzido lentamente o uso do registo paroquial no nosso país, embora, já antes nas constituições diocesanas, celebradas em Lisboa, em 1563, ficasse determinado que “em cada igreja houvesse um livro em que se escrevesse os batizados e finados”.No decorrer da proclamação da República é imposto pelo Estado Português a existência de um Registo Civil para todos, plasmada na publicação do Código de 19 de fevereiro de 1911. Este regulamento além de obrigar ao uso do registo civil para registar os atos de nascimento, casamento e óbito (entre outros), impõe a primazia do registo civil sobre a versão religiosa. A obrigatoriedade da entrega de todos os livros paroquiais para uso nas Conservatórias do Registo Civil decretada neste código teve como efeito prático que esses livros se encontrem atualmente nos acervos dos Arquivos Distritais.

Âmbito e conteúdo

Contém os livros com os registos dos batismos, casamentos e óbitos da Paróquia.Inclui, ainda, rol de confessados, livros de visitas e registos de pastorais, livro de receita e despesa e alvarás e escrituras.

Sistema de organização

Ordenação cronológica por séries.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Impressão livre das digitalizações on-lineCertidões por solicitaçãoLivre reprodução desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de emolumentos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e Guia.

Existência e localização de originais

Depósito Intermédio - Bloco 1; Estante 2; Prateleiras 2, 3 e 4.

Existência e localização de cópias

http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/default.aspx?serie=0&ilha=1&concelho=10Microfilmes: rl, item 5-15; rl 24-25, item 1-3

Notas

Os documentos encontram-se digitalizados e podem ser consultados através do link que está acima indicado na Documentação associada - existência e localização de cópias.

Data de publicação

19/04/2018 10:22:42