Paróquia de Santa Bárbara

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Santa Bárbara

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/PRQ/AGH09

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Santa Bárbara

Título paralelo

Batismos, casamentos e óbitos.

Datas de produção

1541-07-10  a  1911-03-30 

Dimensão e suporte

68 livros

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Paróquia de Santa Bárbara

História administrativa/biográfica/familiar

A freguesia de Santa Bárbara está situada a cerca de 13 quilómetros de Angra do Heroísmo, sede do Concelho, na costa sudoeste da Ilha. A freguesia ganhou autonomia administrativa no ano de 1489, sendo então a única existente na jurisdição de Angra, quando Jácome de Bruges era capitão do donatário da Ilha e refere que João Vaz Corte Real, passou uma carta de dadas de terras a um tal Bastião, filho de João Esteves, tecelão e morador nas Nove Ribeiras. O documento em referência não só faz a identificação de Santa Bárbara ao estabelecer a delimitação das terras “dadas”, como também refere o nome do lugar das Doze Ribeiras.A Igreja terá sido edificada no ano de 1592. O seu orago é, como indica o próprio topónimo: Santa Bárbara. A imagem primitiva de Santa Bárbara, datada do século XV é uma escultura em pedra de Ançã policromada e terá sido trazida pelos primeiros povoadores desta zona da Ilha Terceira. No presente, Santa Bárbara tem como principais actividades económicas a agro-pecuária, o comércio, os serviços, a construção civil, oficinas auto, carpintaria, marcenaria e serração de madeiras. No artesanato local destaca-se a manufactura de queijo, de bordados, de colchas, de vimes, a tecelagem, a tanoaria e as miniaturas em madeira.A evolução da população foi marcada pela emigração, primeiro para o Brasil, Estados Unidos da América e finalmente para o Canadá, bem como pelas consequências do terramoto de 1980, sendo a sua população actual, e tendo em conta o recensamento de 2011, de 1 274 habitantes.

Localidade

Freguesia de Santa Bárbara

História custodial e arquivística

Após o Concílio de Trento (1545-1563) foi introduzido lentamente o uso do registo paroquial no nosso país, embora, já antes nas constituições diocesanas, celebradas em Lisboa, em 1563, ficasse determinado que “em cada igreja houvesse um livro em que se escrevesse os batizados e finados”.No decorrer da proclamação da República é imposto pelo Estado Português a existência de um Registo Civil para todos, plasmada na publicação do Código de 19 de fevereiro de 1911. Este regulamento além de obrigar ao uso do registo civil para registar os atos de nascimento, casamento e óbito (entre outros), impõe a primazia do registo civil sobre a versão religiosa. A obrigatoriedade da entrega de todos os livros paroquiais para uso nas Conservatórias do Registo Civil decretada neste código teve como efeito prático que esses livros se encontrem atualmente nos acervos dos Arquivos Distritais.

Âmbito e conteúdo

Contém os livros com os registos dos batismos, casamentos e óbitos da Paróquia.Alguns livros contém informação sobre Róis de Crismados.Inclui, ainda, um rol de confessados, um livro de notas e um livro de mapas estatísticos.

Sistema de organização

Ordenação cronológica por séries.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Impressão livre das digitalizações on-lineCertidões por solicitaçãoLivre reprodução desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de emolumentos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e Guia.

Existência e localização de originais

Depósito Intermédio - Bloco 2; Estante 2; Prateleira 4, 5 e 6

Existência e localização de cópias

http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/default.aspx?serie=0&ilha=1&concelho=10Microfilmes: rl 25 item 4-13; rl 26-28, item 1-3

Notas

Os documentos encontram-se digitalizados e podem ser consultados através do link que está acima indicado na Documentação associada - existência e localização de cópias.Não existem dados nem livros referentes ao período de 1875 a 1879, relativamente a registo de óbitos.

Data de publicação

19/04/2018 10:22:47