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Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/GCHRT/1834/03

Tipo de título

Atribuído

Título

Caixa 3

Datas de produção

1834  a  1834 

Dimensão e suporte

1 caixa, papel.

Âmbito e conteúdo

Relação dos bens nacionais existentes na comarca da Horta.Mapas das despesas das confrarias da ilha do Faial.Correspondência dos comandantes das escunas e dos brigues.Dois termos da entrega efetuada pelo mestre da escuna Emília de Angra, Felicíssimo Coelho de Avelar, dos ofícios remetidos pela subprefeitura da Horta às provedorias das ilhas Flores e Corvo.Processo de concessão de passaporte à escuna Flor do Faial para a realização de uma viagem a Lisboa.Cópia do ofício pelo qual se deu a conhecer a realização do juramento da carta constitucional pela rainha D. Maria II em 1834-09-20.Dois ofícios do administrador do correio da Horta.Relação das pessoas do concelho de Madalena do Pico detentoras de moedas de cobre cunhadas do Brasil.Extratos das vereações de 1834 da provedoria do concelho de Madalena durante as quais foi tratado o assunto das moedas de cobre brasileiras.Auto da eleição dos dois procuradores de Lajes do Pico à junta da comarca.Documentos relativos à eleição dos procuradores das câmaras municipais de Santa Cruz das Flores e Madalena do Pico.Inventário dos autos e dos papéis da provedoria dos resíduos da vila de Lajes do Pico.Autos de avaliação de uma casa, sita na rua da Areia, sob a administração da comissão dos bens dos defuntos e dos ausentes da Horta.Requerimentos dos pretendentes ao preenchimento do lugar de professor de primeiras letras nas freguesias de: Castelo Branco, Prainha do Norte, Santa Luzia, São Mateus e Piedade.Dois atestados do diretor da escola do ensino mútuo da Horta acerca das habilitações dos professores de primeiras letras de Madalena e São Roque do Pico.Duas relações do pessoal da secretaria da subprefeitura da Horta e dos respetivos ordenados.Recibos do pagamento do laudémio.Requerimentos dos vários foreiros dos prédios dos extintos conventos para a obtenção de uma licença de venda.Correspondência do comando militar da Horta.Duas declarações do tenente do batalhão de artilharia, José Pamplona Moniz Corte Real, referentes à sua ida Graciosa e ao seu regresso à ilha do Faial por motivos de serviço.Mapas mensais dos géneros distribuídos pelo tenente António da Rocha Luís à tropa da ilha do Faial e às escunas Boa Esperança e Faial.Relações dos vencimentos dos tambores e cornetas da legião de voluntários.Relações dos vencimentos dos espingardeiros da mesma legião.Ofício pelo qual se explica a suspensão do pagamento do soldo a José Luís, da vila de Santa Cruz das Flores.Extratos das folhas do assentamento de: os empregados judiciários, os empregados literários, os empregados administrativos, os empregados eclesiásticos, os pensionistas dos conventos extintos, os militares, os familiares dos soldados do exército libertador e os empregados do arsenal da marinha.Procuração de Maria Constança Leonor, do lugar da Lomba do Pilar da cidade da Horta, outorgada à sua mãe para o recebimento do soldo do seu marido, Joaquim António Carlos, soldado.Relações dos empregados eclesiásticos.Certidões de residência dos empregados eclesiásticos.Relação da despesa do culto do convento de Nossa Senhora do Carmo da cidade da Horta.Uma carta de José Francisco da Costa, depositário dos bens do convento franciscano de São Roque do Pico, solicitando que, para sua segurança, seja dado um destino às pratas e aos outros pertences do convento.Certificado de Roberto Luís Mesquita Henriques, secretário da câmara municipal de Santa Cruz das Flores, acerca do preço do trigo verificado entre 1828 e 1833.Relações circunstanciadas do quanto receberam os empregados eclesiásticos das ilhas Flores e Corvo por conta das suas côngruas de 1828 a 1833.Documento: Contas do que se ficou a dever aos empregados eclesiásticos de Santa Cruz das Flores de 1828 até 1833Dois documentos concernentes às ordens de pagamento das côngruas de 1833 do clero das ilhas Flores e Corvo.Documento de relação das côngruas de 1834 dos empregados eclesiásticos da ilha do Corvo.Dois documentos de relações de pagamentos feitos em géneros aos empregados eclesiásticos das ilhas Flores e Corvo por conta das suas côngruas de 1833.Ofício de José Alexandre de Barcelos Merens informando a subprefeitura da Horta acerca dos pagamentos efetuados aos empregados eclesiásticos de Santa Cruz.Ofício de António Pedro de Freitas informando a subprefeitura da Horta acerca dos pagamentos recebidos pelas paróquias do concelho de Lajes das Flores.Cópia de um ofício do Palácio da Ajuda, de 1834-09-10, deferindo o pedido de António José de Ávila de manutenção do seu vencimento de professor de filosofia racional e moral da ilha do Faial.---------------------------------------------------------------------Cópia de cópiaMinistério do Reino = Número cento quarenta e três =Representando António José de Ávila na Presença Augusta deSua Majestade Imperial, O Duque de Bragança, Regenteem Nome da Rainha, não ser de equidade que o Cargo de Sub--Prefeito da Câmara de Barcelos para que foi nomeado porDecreto de quatro de Junho último, sendo amovível a prudentearbítrio do Governo, o prive da propriedade da Cadeira deFilosofia Racional e Moral da Ilha do Faial, de que tem mercê; e Atendendo o Mesmo Augusto Senhor a estasjustas considerações, e a que o recorrente ainda não tomaraposse daquela Sub-Prefeitura, por estar demorado nestacidade como Deputado da Nação Portuguesa: Hápor bem Deferir-lhe na forma que suplica; e nestestermos determina que o Prefeito da Província Ocidental dos Açores nas ordens que tem de expedir ao RecebedorGeral respetivo para o pagamento dos empregados,o contemple como Lente da referida Cadeira até que tomeposse do Cargo de Sub-Prefeito de Barcelos, no qual tempo, e durante que ele esteja aí empregado, ou em outra qualquer Comissão do Governo, deverão cessar aqueles ordenados, vencendo o Substituto todo o que compete aoProprietário. O que se participa ao mencionado Prefeito para que assim se execute. Palácio da Ajuda em dez de Setembro de mil oito centos trinta e quatro. = BentoPereira do Carmo. = Está conforme. SecretariaGeral da Prefeitura em Angra, nove de Outubro demil oito centos trinta e quatro. = Francisco de LemosÁlvares, oficial maior. ………………………………….Está conforme. Secretaria da Sub-Prefeitura da Comarca. Horta

Condições de acesso

Comunicável.

Cota atual

C0.

Idioma e escrita

Português.

Tipo u.i.

Data de publicação

21/04/2016 14:46:08