Partituras

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Partituras

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BPARLSR/PSS/TB/004

Tipo de título

Atribuído

Título

Partituras

Dimensão e suporte

3891 docs.

Sistema de organização

As partituras estão divididas por géneros e subgéneros musicais. Quando as obras têm o mesmo título, parte-se do orgânico simples para o composto (número de vozes e instrumentos), quando este também coincide, ordenou-se pela tonalidade seguindo o alfabeto musical,de A a G, ou seja de lá a sol. Deu-se precedência ao modo menor, assim, em duas peças com o mesmo título e orgânico, primeiro surgirá uma em fá menor e só depois outra em fá maior. Dentro das tonalidades, primeiro surgem as armadas com bemóis, depois as naturais, e a seguir as armadas com sustenidos. Por exemplo, em três peças com o mesmo título e orgânico, primeiro colocar-se-á uma em dó bemol, outra em dó natural, e só depois outra em dó sustenido, respeitando-se o critério escolhido, e antes referido, para os modos menor e maior. Nas obras publicadas seguiu-se o critério de organização do autor.

Cota atual

Casa forte, caixas 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, e maço 1.

Idioma e escrita

Notação musical ocidental moderna. Português, Latim, Francês, Inglês, Italiano, nas peças vocais, nos títulos e indicações dinâmicas e agógicas, e nomes de autores de letras.

Notas

Para além do idioma das letras, todos os documentos desta série, como são partituras, estão escritos em notação musical ocidental moderna, exceto algumas partituras vocais de música sacra que estão escritas conforme o uso antigo das claves: sopranos (clave de dó na primeira linha), contraltos (clave de dó na terceira linha) e tenores (clave de dó na quarta linha).

Data de publicação

18/08/2015 14:54:27