Partituras
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/BPARLSR/PSS/TB/004
Tipo de título
Atribuído
Título
Partituras
Dimensão e suporte
3891 docs.
Sistema de organização
As partituras estão divididas por géneros e subgéneros musicais. Quando as obras têm o mesmo título, parte-se do orgânico simples para o composto (número de vozes e instrumentos), quando este também coincide, ordenou-se pela tonalidade seguindo o alfabeto musical,de A a G, ou seja de lá a sol. Deu-se precedência ao modo menor, assim, em duas peças com o mesmo título e orgânico, primeiro surgirá uma em fá menor e só depois outra em fá maior. Dentro das tonalidades, primeiro surgem as armadas com bemóis, depois as naturais, e a seguir as armadas com sustenidos. Por exemplo, em três peças com o mesmo título e orgânico, primeiro colocar-se-á uma em dó bemol, outra em dó natural, e só depois outra em dó sustenido, respeitando-se o critério escolhido, e antes referido, para os modos menor e maior. Nas obras publicadas seguiu-se o critério de organização do autor.
Cota atual
Casa forte, caixas 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, e maço 1.
Idioma e escrita
Notação musical ocidental moderna. Português, Latim, Francês, Inglês, Italiano, nas peças vocais, nos títulos e indicações dinâmicas e agógicas, e nomes de autores de letras.
Notas
Para além do idioma das letras, todos os documentos desta série, como são partituras, estão escritos em notação musical ocidental moderna, exceto algumas partituras vocais de música sacra que estão escritas conforme o uso antigo das claves: sopranos (clave de dó na primeira linha), contraltos (clave de dó na terceira linha) e tenores (clave de dó na quarta linha).
Data de publicação
18/08/2015 14:54:27