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Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/GCHRT/1855/03

Tipo de título

Atribuído

Título

Caixa 3

Datas de produção

1855  a  1855 

Dimensão e suporte

1 caixa, papel.

Âmbito e conteúdo

O processo da administração do correio da Horta.O processo da correspondência diversa.O processo do conselho de Saúde Pública.Um conjunto de modelos da recebedoria do concelho da Horta.Modelos da Fazenda Pública relativos à entrega ao delegado do procurador régio das relações das dívidas à Fazenda que se tinham relaxado ao contencioso.Um mapa das quantias que o arrematante do imposto dos cinco reis de carne e do imposto sobre os lucros dos pescadores da ilha do Faial, Francisco Correia Machado, teria de pagar mensalmente durante o ano económico de 1855-1856 à recebedoria da Horta.Um mapa das quantias respeitantes aos dízimos e ao subsídio literário que a recebedoria do concelho da Horta teria a cobrar durante o ano económico de 1855-1856.Um mapa da liquidação do imposto de transmissão feita no concelho da Horta pelo falecimento de Vicente Pereira Dutra.Um caderno no qual foram apontados os valores dos dízimos dos anos de 1850 a 1855 em géneros.Dois requerimentos, um de José Pereira Garcia e o outro de José Cristiano de Sousa, ambos da ilha do Faial, correspondentes ao pagamento de foros.Um conjunto de documentos relativos ao orçamento das câmaras municipais de Corvo e São Roque e a um embargo da obra da calçada de uma das ruas desta última vila.A cópia do orçamento da câmara municipal de Lajes do Pico respeitante ao ano económico de 1854-1855.O orçamento da receita e da despesa da câmara municipal de Lajes do Pico do ano económico de 1855-1856.O mapa dos orçamentos do ano económico de 1854-1855 das juntas de paróquia das quatro ilhas. O mapa geral da receita e da despesa e da aplicação das sobras das confrarias das ilhas Faial e Pico.Um conjunto de documentos relacionados com a matéria dependente de uma aprovação do conselho de distrito, ou seja, os orçamentos das corporações, as posturas municipais, os regulamentos associativos, as despesas extraordinárias, onde se inclui, por exemplo, a representação da câmara municipal de Santa Cruz das Flores propondo a aquisição do convento dos franciscanos da vila.Um maço de correspondência dedicada unicamente aos expostos, cujo último documento, um ofício da direção das Obras Públicas, diz-nos o seguinte:----------------------------------------------A casa da roda dos expostos da vila da Madalena é no pavimento térreo do edifício da câmara municipal e administração do concelho, consta de um quarto assoalhado com 55 decímetros de largo por 66 ditos de comprido, onde está a roda e reside a rodeira, e de uma cozinha térrea, tudo em sofrível estado de conservação, no entanto no quarto da roda precisam serem diferentes porções de reboco remendados, e estucado o teto, cuja despesa poderá montar a uns doze mil reis. Na vila de São Roque está estabelecida atualmente a roda dos expostos na parte mais bem conservada do edifício, que antigamente servia de casa de câmara; é uma sala no primeiro andar, que ainda está em bom estado, onde assiste a rodeira, e a roda foi praticada no patim de uma escada, que dá ingresso à dita sala; ora atendendo ao pequeno número de expostos que aparecem neste concelho, visto presentemente haver só uns quinze a cargo da câmara municipal, talvez fosse conveniente suprimir esta roda, e fazer com que a municipalidade coadjuvasse a câmara da vila da Madalena na sustentação dos expostos; pois que a este último concelho limítrofe afluem grande número deles, a ponto de no mês próximo findo subir o número de expostos a oitenta e cinco, desigualdade mui notória em relação à população dos dois concelhos. Pelo que respeita a casa da roda da vila das Lajes está estabelecida em uma pequena casa particular paga pela câmara municipal, visto esta não possuir edifício que pudesse servir para este fim.

Condições de acesso

Comunicável.

Cota atual

C0.

Idioma e escrita

Português.

Tipo u.i.

Data de publicação

25/10/2016 12:32:15