Luís da Câmara Whitton da Terra
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARJJG/PSS/LCWT
Tipo de título
Formal
Título
Luís da Câmara Whitton da Terra
Datas de produção
1927-03-21
a
1984-02-02
Dimensão e suporte
4 capas, 5 capilhas, 1 envelope; papel.
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.
Produtor
Terra, Luís da Câmara Whitton da.
História administrativa/biográfica/familiar
Luís da Câmara Whitton da Terra, filho de Luís Whitton da Terra e de Rosa Berta do Amaral Whitton Terra, nasce nas Angústias, concelho da Horta, em 1907-03-30 e falece na freguesia da Matriz, do mesmo concelho, em 1985-11-28.Foi telegrafista, profissão que exercia à data do casamento com Maria Cunha da Silveira, em 1930-09-27, tendo celebrado um contrato de trabalho em 1935-02-22, constante do fundo, para o desempenho das funções de apontador na Direção das Obras Públicas do Distrito da Horta.Também de acordo com o Louvor que integra o fundo, determinado pela Ordem de Serviço n.º 481, de 1961-7-31, Luís da Câmara Whitton da Terra era, à época, Chefe de Conservação daquele serviço.É na qualidade de trabalhador da Direção das Obras Públicas que terá redigido um relatório sobre os “Aspetos da arborização das Estradas do Faial (em janeiro de 1962 e com trabalhos realizados desta data a março de 1977.)” e elaborado duas plantas de arranjo da Avenida Marginal da Horta, em 1964.Sócio do Fayal Sport Club (FSC) ao longo de mais de 50 anos, conforme atesta o diploma que consta do fundo, Luís da Câmara Whitton da Terra também desempenhou as funções de tesoureiro. Sendo a maior parte da documentação do fundo relacionada com o FSC, poder-se-á concluir do seu papel ativo e interventivo na vida daquele clube.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Entrega feita pelos herdeiros de Luís Whitton da Terra. Auto de entrega de 2016-07-15. Signatária: Isabel Soares de Albergaria.
Âmbito e conteúdo
Para além de alguns documentos de carácter pessoal e particular e de outros produzidos no âmbito da atividade profissional, a maior parte da documentação é relacionada com o Fayal Sport Club (FSC), do qual Luís da Câmara Whitton da Terra foi sócio.Da documentação relativa ao FSC, constavam quatro capas, devidamente identificadas e organizadas, tendo-se respeitado a organização original. Relativamente aos outros documentos que se encontravam soltos, agruparam-se em seis unidades de instalação, conforme os assuntos e a tipologia dos documentos: Jornal FSC; Documentos contabilísticos do FSC; Projeto da sede-ginásio do FSC; Preparação da execução do projeto da sede-ginásio do FSC; Atividades do FSC; Modelos e documentos do FSC.
Sistema de organização
Por assuntos.
Condições de acesso
Comunicável.
Idioma e escrita
Português.
Instrumentos de pesquisa
Inventário.
Notas
Localização: depósito do piso C1.
Data de publicação
24/08/2020 16:19:37