Câmara Municipal da Vila das Velas

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Câmara Municipal da Vila das Velas

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/ALL/CMVVSJ

Tipo de título

Formal

Título

Câmara Municipal da Vila das Velas

Datas de produção

1887-06-09  a  1939-01-11 

Dimensão e suporte

1 caixa com 3 livros; 7 cadernos; 200 documentos

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Câmara Municipal da Vila das Velas

História administrativa/biográfica/familiar

A origem do nome desta localidade nunca foi esclarecida pelos historiadores. Pode no entanto, segundo esses mesmos historiadores poder remeter-nos para as "velas" das embarcações, para vigias ou para o termo velar, para o nome de povoações com o mesmo nome no continente português, para o termo "velhas" ou mesmo para a palavra "belas". É, no entanto, mais provável que o nome provenha dos termos “velas de embarcação”, ou dos termos velar/vigília. Tendo em atenção as embarcações usadas no tempo da sua fundação e a outra, tendo em atenção as forças telúricas que se movimentam nestas ilhas e que muitas vezes obrigavam as populações a ficar a velar ou de vigília durante as crises vulcânicas para poderem dar o alerta em caso de necessidade.Esta vila encontra-se entre os povoados mais antigos da ilha de São Jorge. E foi edificada em consequência do testamento do Infante D. Henrique datado de 1460, feito numa igreja debaixo da invocação de São Jorge. O município de Velas foi criado por volta de 1490 ou mesmo antes, sendo que a elevação da povoação à categoria de vila terá ocorrido por volta de ano de 1500, por carta de D. Manuel I de Portugal. Esta localidade já surge como vila num mapa de 1507. No ano de 1570 as Velas teriam cerca de 1000 habitantes e 2000 habitantes no fim do século XVII, número que aumentaria para 4200 no ano de 1822, e que mais tarde diminuiu devido à emigração.

Localidade

São Jorge

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído por cópias das atas das sessões, correspondência recebida, relação de bens, orçamentos de receita e despesa, mapas de declaração e liquidação de impostos sucessórios, recenseamento eleitoral e mandados de prisão de mancebos.

Sistema de organização

Fundo da Câmara Municipal da Vila das Velas, São Jorge teve base na estrutura classificativa do Quadro de Classificação dos Arquivos Municipais do Instituto Português de Arquivos. Organizado por séries tipológicas e documentação ordenada cronologicamente.

Condições de acesso

Acesso livre

Condições de reprodução

Acesso livre

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação

Instrumentos de pesquisa

Archeevo

Existência e localização de originais

Casa Forte, Bloco 1 Inferior, Estante 1, Prateleira 3

Data de publicação

23/03/2018 09:31:32