Livro de registo de embarcações visitadas

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Livro de registo de embarcações visitadas

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BPARJJG/ACD/ESHRT/005/0008

Tipo de título

Formal

Título

Livro de registo de embarcações visitadas

Datas de produção

1916-02-20  a  1925-06-06 

Dimensão e suporte

1 lv. (fl. impressas e man.), 380 x 564 x 25mm, papel.

Âmbito e conteúdo

“Cópia das notas lançadas no livro do registo de embarcações visitadas pela estação de saúde do porto da Horta”. Destaca-se, em 1917-12-06, a entrada de 7 caça-submarinos franceses, procedentes das Bermudas; dois dias depois, mais três. 1918-02-06, um submarino americano; 1918-02-18, um caça-submarinos francês. Neste período são frequentes os submarinos e canhoneiras estrangeiros.1.º voo transatlântico, registado em 1917-05-17: a entrada do hidroplano americano N.º 4, capitão Read, procedente da Terra Nova, com 11 dias de viagem e dois tripulantes; no dia seguinte o vapor grego Somdi, capitão B. E. Panos, procedente de Nova Iorque, com onze dias de viagem, vem trazer a tripulação do hidroplano. Note-se que entre os dias 28 e 31 de maio de 1919 entram no porto da Horta dezasseis navios de guerra americanos.Outros registos com interesse:1922-01-15: o lugre inglês “Rose M.”, cuja carga era bacalhau, “naufragou na costa da Feteira, salvando-se a tripulação”. 1922-07-01: iate de recreio italiano “Elettra”, procedente de Southampton e com destino a Nova Iorque, vem “receber carvão, conduzindo o sábio italiano Marconi”. Volta a entrar no porto da Horta, a 17 do mesmo mês, na viagem de regresso, com destino a Londres “conduzindo o grande sábio Marconi”.1922-08-22: o vapor francês “Braga” entrou no porto da Horta para “operações diversas e receber carvão devido à greve na América”. 1922-09-03. o rebocador português “Lisdouro” “trouxe desportistas e turistas angrenses para assistirem à regata do Fayal Sport Club.”1922-10-10: a escuna letã “Ikaupo”, procedente da Trindade, “foi abandonada a 25 milhas do Faial, por trazer água aberta. Tinha sido construída há cerca de 20 anos. Destinava-se a Falmouth, Inglaterra. 1922-02-02: o rebocador holandês “Roode Zee” “regressou, depois de ter saído em procura do vapor italiano “Teti” que se afundou”. 1923-07-24: o vapor americano “West Hunharv”, procedente de Nova Iorque, teve por fim “descarregar farinha para a Câmara Municipal”.1923-09-07: o vapor inglês “Colonia”, procedente de Plymouth, com escala em Londres, traz um cabo telegráfico submarino, e entra para “lançar um novo cabo que liga a Europa com a América. Foi à França.” Volta a entrar no dia 1923-11-15, desta vez procedente de Londres, com o mesmo fim. 1924-08-19: o rebocador português “Águia” “traz uma missão científica”.

Condições de acesso

Comunicável.

Cota atual

C3.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Estado de conservação: regular (forrado com uma capa de plástico).

Tipo u.i.

Data de publicação

20/02/2017 14:18:46