Arcebispado Primacial de Goa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arcebispado Primacial de Goa

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/DIO/ABPG

Tipo de título

Atribuído

Título

Arcebispado Primacial de Goa

Datas de produção

1764-10-25  a  1764-10-25 

Dimensão e suporte

1 livro, papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Arcebispado Primacial de Goa.

Localidade

Goa, Índia.

Funções, ocupações e atividades

Domínio eclesiástico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A aquisição do livro fez-se através de uma compra.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por um livro somente: trata-se do manuscrito original do Regimento do auditório eclesiástico do arcebispado primacial de Goa, da sua [...]ação, e oficiais da justiça eclesiástica, e mais coisas pertencentes ao seu bom governo, ordenado pelo ex.mo e r.mo s.nhor D. António Taveira de Neiva Brum arcebispo metropolitano do dito arcebispado, primaz da Índia Oriental, do conselho de S. Maj.de Fidelíssima. Trata-se de um regimento criado no âmbito do funcionamento da justiça eclesiástica. O termo =auditório= assume neste caso o sentido de um tribunal. Possui no iníco a portaria do arcebispo e no final o índice do regimento. A numeração das folhas encontra-se rubricada pelo escrivão da câmara pontifícia, João Pereira, que ao fim lavrou um termo de confirmação no ano de 1765. O principal motivo que levou à aquisição deste documento teve a ver com o facto de que era natural do Faial, ilha onde nasceu no dia 22 de julho de 1706, e descendente de famílias aristocráticas, o arcebispo responsável pelo surgimento deste regimento, Dom António Taveira de Neiva Brum da Silveira. Foi ele designado em 15 de outubro de 1749 arcebispo de Goa e primaz da Índia Oriental, título cuja confirmação ocorreu por uma bula papal de 25 de janeiro de 1750, o mesmo ano em que se deu a sua partida para o oriente. Por lá esteve durante 25 anos, tendo falecido durante a sua viagem de regresso ao reino no ano de 1775 (fonte: Fernando Faria Ribeiro, Em dias passados: figuras, instituições e acontecimentos da história faialense, edição do Núcleo Cultural da Horta, 2007, página 132).

Selos

Abaixo da assinatura do primaz, que ordena a todos os seus oficiais da justiça eclesiática o cumprimento do regimento, existe um selo gravado em lacre.

Sistema de organização

Não aplicável.

Condições de acesso

Comunicável.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Encontra-se dentro de uma caixa a que foi dada a forma de um livro fechado propositadamente feita à medida. Possui 252 páginas de regimento, não incluindo a portaria e o índice. Embora tenha sido já objeto de uma intervenção de restauro, o estado de conservação deste documento tende para o nível mau.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Existência e localização de cópias

Com um total de 258 imagens e em formato jpeg, existe, na BPARJJG, uma cópia digital do livro feita num período anterior ao do ano de 2012.

Notas

Localização: o depósito de arquivo do piso C3.

Data de publicação

01/03/2019 12:29:02