Available actions

Reader available actions

Share
 

Recolhimento de Santa Maria Madalena

Description details

Description level

Subfond Subfond

Reference code

PT/BPARPD/PSS/MMVA-RSMM

Title type

Atribuído

Date range

1718 Date is certain to 1861 Date is certain

Dimension and support

4 liv.

Holding entity

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Biography or history

Instituído em 3 fev. 1594 pelo padre Manuel Curvelo de Resende (escritura nas notas do tabelião Fernão Vaz Faleiro) e pelo capitão António Curvelo de Resende, 2º padroeiro, que, juntamente com os irmãos e cunhados - João Tomé Velho e mulher, Camila de Resende, Nuno Curvelo e Catarina Fernandes, Maria de Sousa, viúva de Filipe Jácome, e Cristóvão Vaz Faleiro - instituíram na vila um Recolhimento da Ordem das Clarissas, tendo como orago Santa Maria Madalena, destinado às suas sobrinhas / filhas dos instituidores.

Padroeiros: pe. Manuel Curvelo de Resende (fundador); António Curvelo de Resende; pe. João de Sousa de Resende; pe. João de Sousa de Resende (sobrinho); Inácio de Sousa Resende; Capitão António Curvelo de Resende; pe. António Curvelo Delgado; Manuel de Sousa de Resende; Manuel José Jácome; Inácio Manuel de Sousa de Resende; Antónia Isabel Cândida de Sousa (substituída, interinamente, pelo Capitão Francisco Xavier da Câmara Puim); Francisco Afonso da Costa Chaves e Melo (que nomeou como procurador Alexandre José de Barros, a quem se seguiu Joaquim Fernandes Monteiro Velho de Bettencourt e, posteriormente, António Lúcio Pinto).

Após 1841, os administradores passam a ser eleitos pelas recolhidas. A António Lúcio Pinto, secretário da Câmara Municipal, seguem-se José Monteiro de Bettencourt, Eugénio Moniz da Ponte, José Urbano de Chaves Cabral e pe. Joaquim de Chaves Cabral.

Em 1938 a instituição passa a "Asilo de Santa Maria Madalena", com estatutos aprovados pelo Governo Civil de Ponta Delgada, pelos quais ainda se rege.

Do primitivo edifício não nos resta nenhum elemento arquitetónico do século XVI. Era nesta instituição que se localizava a "roda dos órfãos" ou "roda dos expostos".

Scope and content

Administração de bens, contas do Sacrário e eleições. Há ainda um conjunto de documentos "avulsos", reunidos em diversas unidades arquivísticas deste arquivo, diretamente relacionados com esta instituição, como são os casos dos n.ºs. 40 e 72.