Plano de classificação

Reformação da folha de partilha da ausente, menor, Catarina Vaz, cativa em Argel

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Reformação da folha de partilha da ausente, menor, Catarina Vaz, cativa em Argel

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento composto   Documento composto

Código de referência

PT/BPARPD/PSS/JABVA/I/00369

Tipo de título

Atribuído

Título

Reformação da folha de partilha da ausente, menor, Catarina Vaz, cativa em Argel

Datas de produção

1618  a  1624-09-27 

Dimensão e suporte

1 doc. (f. 45-137)

Âmbito e conteúdo

Juízo dos Órfãos e Correição em Vila do Porto, reformação da folha de partilha de Catarina Vaz, menor, ausente, cativa na incursão de corsários magrebinos em 1616, filha de Gaspar de Andrade Velho e de Isabel Velho, nascida antes do casamento dos pais, em que é nomeado tutor o tio materno, António Coelho Velho, também conhecido por António Coelho de Melo, cargo que pretende assumir Manuel de Sousa Falcão, primo da ausente. Com agravo e embargo do tutor.Curiosamente, o juiz dos Orfãos, Manuel de Sousa Falcão, manda fazer um auto para que o inventário seja anulado, uma vez que as notícias da morte de Catarina Vaz são falsas e há também um requerimento dirigido ao Corregedor para que o inventário seja anulado porque Manuel de Sousa Falcão, juiz, é parte interessada nos autos, arrematou e tomou posse de alguns bens da menor subavaliados.Inclui um resumo de JABVA.

Cota atual

78.1Dep. 7, 77/4

Características físicas e requisitos técnicos

Incompleto (sem as partes inicial e final) e as últimas f. sem o canto inferior direito, comprometendo a leitura integral do texto.

Notas

F. 79v.:" Diz Manuel de Sousa Falcão, natural da ilha de Santa Maria, que na entrada que os turcos [sic] fizeram na dita ilha entre a mais gente que levaram cativa também cativaram a Catarina Vaz, sua prima irmã, a qual é moça de 13 anos, e não tem pai nem mãe nem parente mais chegado que seus bens possa administrar".

Data de publicação

11/06/2021 08:52:44