Domingos Dias Machado
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/BPARPD/EMP/FDDMSL/B
Título
Domingos Dias Machado
Datas de produção
1755-11-14
a
1953-06
Extensões
72 Livros
2 Caixas
12 Maços
14 Macetes
52 Capilhas
171 Outros
História administrativa/biográfica/familiar
Domingos Dias Machado (n. 12 dez. 1831, Urzelina, Velas, S. Jorge - f. 21.12.1912, Mafra).Veio viver para a ilha de S. Miguel aos 14 anos para trabalhar com o seu tio, Manuel José Machado, com quem mais tarde formaram uma sociedade comercial em parte dos negócios.Eram proprietários do Hiate "Santo Cristo da Esperança", iate "Ema" e um Forno de Cal (Urzelina, S. Jorge).Teve outra sociedade com o seu tio e José Maria de Aguiar, como proprietários da casa e Fábrica de Destilação da Rua do Lameiro (1865), na qual fora sócio-gerente.Manuel José Machado voltou para a ilha de S. Jorge tendo o mesmo continuado com o seu primo os negócios do tio, na ilha de S. Miguel.Domingos Dias Machado casou-se em 20.12.1877 com D. Maria da Nazaré Bernardo Simões Machado, uma rica proprietária de Mafra. Enquanto viveu nesta ilha de S. Miguel, Domingos Dias Machado foi: - agente consular da América pelo menos entre 1870. 11.30 - 1872.07.30. - vice-cônsul da República do Chile (cf. GCPDL, lv. 280, f. 3 - 3 vº), - agente da Agência da Companhia Nacional Transatlântica em S. Miguel (1873 - 1879). Em 1894, era proprietário com os outros sócios de uma estância de madeiras e de lojas: Praça, do Garcia, da Cruz, na Rua Direita da Fonte (mais tarde conhecida por Fontinha), Fábrica de destilação (Rua do Castilho, antiga rua do Lameiro), forno de coser cal e um armazém para depósito da mesma cal, na Urzelina, ilha de S. Jorge tinha metade de uma fábrica de destilação e depósito, mais tarde este vende aos sócios (Luís Maria de Aguiar, Augusto Garcia, José Silveira Santos e Francisco José de Melo) todas as comissões e consignações e lojas, estância, fábrica de destilação, todos os livros, móveis e objetos que tinha em depósitos, âncoras, correntes de amarração de navios e uma máquina de mergulhar, existentes na doca (cf. 7.110.4.1.1).
Âmbito e conteúdo
Nesta secção constam outras subsecções relativas a Domingos Dias Machado, como sejam:ssc ADM - Administrador sssc JAR: Joaquim António Rebelo, proprietário que por disposição testamenteiro deixou muitas propriedades a DDM, contém ainda um ; sssc LG: Propriedade "Lombo Gordo"; sssc AG: Agente sssc AC: Agente consular americano na ilha de S. Miguel, sssc ACNTSM: Agente da Agência da Companhia Nacional Transatlântica em S. Miguel; ssc FM&M: sociedade na Firma Machado & Mello, com António Machado de Sousa Melo (note-se que o mesmo teve outras sociedades com outras pessoas e que se encontram descritas noutras SSC deste plano de classificação); ssc PRO: Proprietário, quer de bens legados, mas também de propriedades que foi adquirindo ao longo dos anos.
Idioma e escrita
Português e inglês
Notas
Nesta secção foram descritas unidades de instalação, macetes onde constam envelopes com documentos, certidões, públicas-formas relativas a diferentes funções/fins, adstritas diretamente à SC/B, apesar de poderem ser enquadrados noutra secções ou subsecções. No campo dimensão e suporte englobam-se onde se refere o campo - outros, corresponde a 162 doc., 7 cadernetas e 2 cadernos). A data mais recente deve-se ao facto deste livro ter sido iniciado em vida de D.D.M. e terem sido efetuados registos por outra pessoa após a sua morte.
Publicador
m.almeida
Data de publicação
31/03/2022 14:46:25