Convento de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Convento de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/MON/CNSCAGH

Tipo de título

Atribuído

Título

Convento de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo

Datas de produção

1765  a  1842 

Dimensão e suporte

25 caixas

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Convento de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo.

História administrativa/biográfica/familiar

A criação do Convento de Nossa Senhora da Conceição ou Convento da Conceição das Freiras, foi autorizada pela bula concedida a 5 de Agosto de 1606, pelo Papa Paulo V. Solicitada por Pedro Cardoso Machado, rico emigrante das Índias de Castela, com vista à transferência da sua irmã, Madre Abadessa Simoa da Anunciação, do Mosteiro da Luz, na Praia da Victória. Entrou em funcionamento a 11 de Abril de 1608, com nove freiras, que vestiam hábitos brancos, como sinal permanente do seu modo de vida mariana e imaculista, tendo em conta a pobreza e simplicidade das vestes, bem como a sua existência assente sobre quatro pilares principais: Oração, Trabalho, Estudo e Vida Fraterna.Primeiro desta regra em Portugal, com refere o padre António Cordeiro “O 7º. convento é o que comumente chamam conceição das freiras para distinção da colegiada conceição dos clérigos. É este convento de estatuto, e regra tão singular e perfeita, que dizem que em Portugal só há um semelhante a este." (Historia Insulana, 1717).Com a extinção das ordens religiosas no país o património foi incorporado na Fazenda Nacional, o mosteiro é transformado em hospital, denominado de Santo Espírito, ficando as freiras ao seu serviço.O edifício do antigo Convento e Hospital situa-se na Rua da Guarita, no prédio onde atualmente funciona a sede da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e o lar de idosos.O conjunto da Igreja, Claustro e Sacristia do antigo Convento da Conceição, foi classificado de Imóvel de Interesse Público, pela Resolução nº. 41/80, de 11 de Junho e integra a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, classificada como Património Mundial pela UNESCO, a 7 de Dezembro de 1983.

Localidade

Angra do Heroísmo

Âmbito e conteúdo

É constituído, essencialmente, por livros de despesas, receitas, contas correntes e pagamentos de foros (trigo e dinheiro), pensões, consignações, legados e quitações.Contém, ainda, escrituras e relações de bens, registo de assentos de noviciados e profissões, registo de patentes, termos de conferência e eleições.

Ingressos adicionais

Não se prevê ingressos adicionais.

Sistema de organização

Está organizado por secções, séries e unidades de instalação.A sua distribuição é feita com base na tipologia documental, bem como os documentos estão ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Comunicáveis, conforme previsto no DL nº. 16/93, de 23/01 (Artº. 17º.) - Regime Geral de Arquivos e do Património Arquivístico e na Lei nº. 107/2001, de 08/09 (Artº. 73º.) - Lei de Bases do Património Cultural.

Condições de reprodução

Impressão livre das digitalizações on-line.Certidões por solicitação.Livre reprodução, desde que o estado de conservação o permita e determinações legais.Sujeito à tabela de emolumentos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Inventário on-line (Archeevo) e Guia.

Existência e localização de originais

Depósito 16; Bloco 7-Superior; Estante 1- Prateleira 4 e 5; Estante 2- Prateleira 1 e 2.

Existência e localização de cópias

Existem na Casa Forte microfilmes dos livros: nº. 75- rl 3, item 2 e nº. 76- rl 2 item 4 e rl 3, item 1.

Data de publicação

28/03/2018 16:26:28