Junta de Paróquia de Doze Ribeiras

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Junta de Paróquia de Doze Ribeiras

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARLSR/ALL/JPDR

Tipo de título

Atribuído

Título

Junta de Paróquia de Doze Ribeiras

Datas de produção

1843  a  1955 

Dimensão e suporte

5 caixas

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Produtor

Junta de Paróquia de Doze Ribeiras

História administrativa/biográfica/familiar

A Paróquia das Doze Ribeiras foi criada no final do ano de 1684 por desanexação da Paróquia de Santa Barbara, da qual era Curato. Com o passar dos anos a freguesia das Doze Ribeiras formou-se a 16 km da cidade de Angra estando a igreja paroquial edificada entre as Ribeiras das Dez e das Onze.As Juntas de Paróquia foram instituídas pelo Decreto de 26 de novembro de 1830, que as dotou de atribuições administrativas, que por sua vez lhes foram retiradas pelo Decreto nº 23 de 16 de março de 1832 e que as considerou apenas como um agregado social e religioso. As funções administrativas são novamente restituídas às Juntas de Paróquia pela Lei de 25 de abril de 1835. Em 1878, a Paróquia começou a fazer parte da organização administrativa portuguesa de forma definitiva.

Localidade

Doze Ribeiras

História custodial e arquivística

A data da primeira incorporação é desconhecida. No dia 22 de março de 2011, e 7 de abril de 2011 foram incorporados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pequenos volumes deste fundo documental.

Âmbito e conteúdo

O fundo contém documentos relacionados com o funcionamento da Junta de Paróquia das Doze Ribeiras, bem como, documentos relacionados com as irmandades e confrarias que ai existiram (Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Congregação da Doutrina Cristã, Confraria do Santíssimo Sacramento, Apostolado da Oração e Confraria de Nossa Senhora dos Milagres).

Sistema de organização

Tendo em conta o volume documental, o fundo encontra-se organizado por uma série de atas ao nível de fundo e por quatro seções; contabilidade, património,população e irmandades.Por se ter verificado a existência de documentos sem qualquer ligação lógica aparente com fundo paroquial e documentos impressos, houve a necessidade de criar duas coleções distintas; a Col. 1 Outros documentos e Col.2 Impressos.

Condições de acesso

Livre acesso.

Condições de reprodução

Reprodução livre.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Regular

Instrumentos de pesquisa

Inventário Archeevo

Existência e localização de originais

Casa Forte, Bloco 2 Inferior, Estante 8, Prateleira 2

Data de publicação

04/04/2018 15:03:44