Paróquia de Matriz

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Matriz

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PRQ/PHRT08

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Matriz

Datas de produção

1653-09-01  a  1911-03-31 

Dimensão e suporte

161 livros e cadernos; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Paróquia de Matriz.

História administrativa/biográfica/familiar

A primitiva igreja Matriz, que foi construída possivelmente no início do século XVI num ponto elevado da Horta, foi demolida em 1842, após uma sucessão de diversas vicissitudes que a tornaram imprópria para o culto, dela restando apenas a sua torre, que ostenta um relógio. A atual igreja Matriz foi estabelecida na antiga igreja do Colégio dos Jesuítas, para onde foi trasladada solenemente no dia 1825-10-20 (fontes: - António Lourenço da Silveira Macedo, História das quatro ilhas que formam o distrito da Horta, reimpressão fac-similada da edição de 1871, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1981, 3.º volume, páginas 15 e 36. - Fernando Faria Ribeiro, Em dias passados: figuras, instituições e acontecimentos da história faialense, edição do Núcleo Cultural da Horta, 2007, página 238). Orago da paróquia: Santíssimo Salvador. Matriz = igreja principal de uma localidade; lugar onde alguma coisa nasce.

História custodial e arquivística

Fundo pertencente à paróquia até à criação do registo civil obrigatório pela República em 1911-02-20, data a partir da qual o fundo transitou para a posse dos serviços do registo civil. Foi finalmente incorporado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta. Últimas incorporações da Conservatória do Registo Civil da Horta: os últimos livros dos casamentos, dos óbitos e das legitimações, e os seus duplicados, incluindo os duplicados dos livros de batismos em 2009-02-11; os últimos livros dos registos de batismos em 2012-03-08. Em 2021, a paróquia da Matriz procedeu à entrega de 48 livros e cadernos de róis de confessados do período compreendido entre 1810 e 1926 de forma intermitente.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação.

Âmbito e conteúdo

O fundo da paróquia de Matriz, do concelho de Horta, da ilha do Faial, é constituído por 161 livros e cadernos de acordo com a seguinte distribuição: série de registos de batismos (20 lvs.), série de registos de casamentos (18 lvs.), série de registos de óbitos (25 lvs.), série de registos mistos (23 lvs.), série de registos de legitimações (2 lvs.), série de registos de tutelas (1 lv.), subsérie de registos duplicados de batismos (5 lvs.), subsérie de registos de batismos dos expostos na roda (3 lvs.), subsérie de registos duplicados de casamentos (2 lvs.), subsérie de registos duplicados de óbitos (3 lvs.), série de róis de confessados (59 livros e cadernos).

Ingressos adicionais

Trata-se de um fundo fechado: não se prevê o ingresso adicional de documentação.

Sistema de organização

Classificação funcional.

Condições de reprodução

Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos e sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Guias de remessa e inventário.

Existência e localização de cópias

Existe uma cópia de todos os livros das séries deste fundo em suporte digital na BPARJJG.

Data de publicação

06/09/2021 11:12:22