Paróquia de Lajes do Pico

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Lajes do Pico

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BPARJJG/PRQ/PLGP02

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Lajes do Pico

Datas de produção

1733-02-02  a  1911-03-31 

Dimensão e suporte

71 livros; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta.

Produtor

Paróquia de Lajes do Pico.

História administrativa/biográfica/familiar

Foi nas Lajes do Pico que se estabeleceu a primeira povoação da ilha por volta de 1500. Aqui, algum tempo após o início do povoamento, foi construída uma ermida dedicada ao apóstolo São Pedro. O primeiro pároco das Lajes foi frei Pedro Gigante, que, segundo conta a tradição, naquela ermida se encontra sepultado. A atual igreja matriz da vila, um edifício magnificente, contrasta com o acanhamento de um outro templo, que foi, no passado, a sua primeira matriz (fonte: António Lourenço da Silveira Macedo, História das quatro ilhas que formam o distrito da Horta, reimpressão fac-similada da edição de 1871, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1981, 1.º volume: página 11, 3.º volume: páginas 78, 80 e 81). Orago da paróquia: Santíssima Trindade. Lajes = rochas de superfície plana.

História custodial e arquivística

Fundo pertencente à paróquia até à criação do registo civil obrigatório pela República em 1911-02-20, data a partir da qual o fundo transitou para a posse dos serviços do registo civil. Foi finalmente incorporado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporação.

Âmbito e conteúdo

O fundo da paróquia de Lajes do Pico, do concelho com o mesmo nome, da ilha do Pico, é constituído por 71 livros de acordo com a seguinte distribuição: série de registos de batismos (19 lvs.), série de registos de casamentos (9 lvs.), série de registos de óbitos (8 lvs.), série de registos mistos (6 lvs.), série de registos de tutelas (4 lvs.), subsérie de registos duplicados de batismos (9 lvs.), subsérie de registos duplicados de casamentos (8 lvs.), e subsérie de registos duplicados de óbitos (8 lvs.).

Sistema de organização

Classificação funcional.

Condições de reprodução

Reprodução condicionada pelo estado de conservação dos documentos e sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.

Existência e localização de cópias

Existe uma cópia de todos os livros das séries deste fundo em suporte digital na BPARJJG.

Notas

Os livros da série 07 terão de ser futuramente reintegrados nos seus respetivos fundos. As datas extremas extraídas para efeitos de descrição arquivística da série batismos correspondem, na verdade, a datas de nascimento.

Data de publicação

29/03/2019 12:32:47